Beleza Extraordinária

Usar protetor solar combinado a outro cosmético que contém FPS aumenta o nível de proteção?

  • Apesar do fator de proteção não ser somado, o protetor solar deve ser usado em conjunto com cosméticos que contenham FPS
Tela cheia
Previous Next
Apesar do fator de proteção não ser somado, o protetor solar deve ser usado em conjunto com cosméticos que contenham FPS

Toda mulher que deseja manter a pele bonita e não economiza recursos para alcançar este objetivo já sabe que o filtro solar é um aliado primordial. Além de proteger contra os efeitos nocivos do sol, o produto evita o aparecimento de manchas no rosto e previne o envelhecimento precoce. Justamente por estes benefícios, é cada vez mais fácil encontrar cosméticos no mercado que contenham fator de proteção solar, como o BB Cream.

Fator de proteção solar não pode ser somado


Devido à grande oferta de produtos, as dúvidas sobre o assunto também se tornam mais frequentes. Um questionamento comum é se a proteção aumenta caso mais de um cosmético que tenha FPS seja usado ao mesmo tempo e a dermatologista Renata Roxo é categórica sobre o assunto: "Não! O fator de proteção solar não se soma ou se aumenta". Ou seja, aplicar dois produtos com FPS 15 não significa uma proteção de nível 30.

Mesmo assim, os produtos não se excluem. Idealmente, o protetor solar deve ser usado para o dia a dia, já que até no inverno ou dentro do escritório há incidência de luzes e raios solares, mesmo em menor intensidade. Porém, nos dias em que a incidência do sol está mais forte, é necessário adaptar o FPS a cada tipo de pele, e então o protetor solar se torna indispensável.

Cosméticos devem ser usados em conjunto


Não há nenhum problema em associar o protetor solar a qualquer tipo de maquiagem, mesmo nos casos em que a textura dos cosméticos é diferente. O ideal é aplicar o filtro sobre a pele limpa e hidratada e deixá-lo secar durante cerca de quinze minutos antes de aplicar a base ou o BB Cream. "O único alerta é a ordem dos produtos que se passa na pele", explica a fundadora da Clínica Dermagrupo, que recomenda a consulta com um dermatologista.

É importante ressaltar que além de evitar os efeitos nocivos do sol, o filtro também protege contra luzes artificiais, como as de lâmpadas fluorescentes. Mas, para estes casos, a maquiagem com FPS funciona como uma barreira física, não sendo necessário o uso associado do filtro. "Não é necessário estarmos as 24 horas do dia com protetor, até porque nossa pele precisa respirar e estar sem nada para descansar", finaliza Renata.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais