Beleza Extraordinária

Usar filtro solar facial todos os dias deixa a pele do rosto pálida? Dermatologistas respondem

  • Não é preciso deixar o filtro solar facial de lado para conseguir um bronzeado saudável nas estações de calor
Tela cheia
Previous Next
Não é preciso deixar o filtro solar facial de lado para conseguir um bronzeado saudável nas estações de calor

A temporada de primavera-verão está apenas começando aqui no Brasil e junto com ela, vêm também a renovação da rotina de cuidados com a pele. A exposição solar aumenta durante os meses mais quentes, com idas frequentes à piscinas e praias, por isso a atenção com a proteção solar deve ser ainda maior neste período. Muitas mulheres, no entanto, acabam abrindo mão do uso frequente do filtro solar facial, já que desejam conquistar "a cor do verão" durante a temporada de calor. Deixar o protetor de lado na rotina de beleza diária, no entanto, pode não ser uma boa ideia. "O filtro solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento precoce e reduz consideravelmente o risco de câncer de pele", explicou a dermatologista Renata Roxo, fundadora da Clínica Dermagrupo.

Filtro solar específico evita aspecto pálido do rosto

Se a vontade é exibir um bronzeado irresistível no verão, os especialistas alertam que para ganhar aquela corzinha não é necessário deixar o filtro solar de lado. A exposição solar frequente, nos horários indicados - antes das 10h e após as 16h - e com a proteção indicada é a melhor solução para conquistar uma tonalidade linda para o rosto em qualquer ocasião.

Para aquelas que desejam uma solução mais rápida, vale contar com a ajuda de alguns produtos que vão camuflar o visual mais pálido. "Usar maquiagens que dêem um tom natural e bonito ao rosto, funcionando como mais uma barreira física, e filtros solares com cor de base são sempre uma ótima opção", explicou a dermatologista Renata Roxo. É importante também igualar a tonalidade da pele com o rosto. "Para evitar esse efeito, é importante usar também a proteção solar no corpo. Dessa forma, não haverá diferença entre os tons de pele do corpo e do rosto", afirmou a especialista Renata Francesconi, do Instituto da Pelle Campo Grande.

Pele do rosto precisa de atenção extra

O filtro solar é um aliado primordial na busca por uma pele sempre bonita e saudável. O rosto, no entanto, precisa receber atenção extra contra os raios UV. "Toda a nossa pele precisa ser protegida, porém as roupas exercem o papel de uma barreira física aos raios solares e a luz visível. Já o rosto está constantemente exposto ao sol. Por isso recomendamos, além do filtro solar, o uso de chapéus e óculos escuros", explicou a dermatologista Renata Roxo.

Além dos benefícios contra as ações da exposição solar excessiva, o filtro solar facial ainda pode vir acompanhado de substâncias que ajudam a mater o rosto ainda mais bonito e com aspecto jovem e hidratado."O filtro solar para face costuma ter em sua fórmula mais que a proteção solar, ele pode ter também antioxidantes, ácido hialurônico e colágeno. Esses ativos hidratam a pele e ajudam na prevenção de rugas e manchas", afirmou a especialista Renata Francesconi.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial