Beleza Extraordinária

Umectação reversa: saiba o que é e aprenda o passo a passo do procedimento que nutre o cabelo!

  • A umectação capilar reversa é ideal para cabelos ressecados e com baixa porosidade. Confira mais detalhes! (Foto: Pixelformula)
  • A umectação capilar reversa conta com a ação da máscara de hidratação antes do óleo (Foto: Pixelformula)
  • Para que os nutrientes da máscara penetrem nos fios, lave os cabelos com um pré-shampoo antes de começar a técnica (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
A umectação capilar reversa é ideal para cabelos ressecados e com baixa porosidade. Confira mais detalhes! (Foto: Pixelformula)
  • A umectação capilar reversa é ideal para cabelos ressecados e com baixa porosidade. Confira mais detalhes! (Foto: Pixelformula)
  • A umectação capilar reversa conta com a ação da máscara de hidratação antes do óleo (Foto: Pixelformula)
  • Para que os nutrientes da máscara penetrem nos fios, lave os cabelos com um pré-shampoo antes de começar a técnica (Foto: Pixelformula)

A umectação capilar é a melhor opção de tratamento para eliminar o ressecamento dos fios. Através da aplicação de óleo da raiz às pontas, ela nutre a fibra capilar, ajuda a eliminar as pontas duplas e o frizz e ainda confere mais brilho. Mas você sabia que, além desse modo tradicional, você também pode apostar na chamada umectação reversa? Perfeita para potencializar os cuidados das madeixas ressecadas ou com porosidade baixa, essa versão da técnica se diferencia da clássica por contar com a ação da máscara de hidratação e ser feita no cabelo limpo e úmido. Confira mais detalhes!

Cabelo precisa ser lavado antes da umectação reversa para abrir as cutículas

Como as cutículas não precisam estar abertas para que o óleo penetre na fibra capilar, a umectação tradicional pode ser feita nos cabelos sujos sem nenhum problema. Mas, como a versão reversa da técnica é feita com uma máscara de hidratação, é importante lavar os fios antes do procedimento para que a cutícula seja aberta e os nutrientes do creme de tratamento consigam penetrar nela.

Para eliminar toda a oleosidade e acúmulo de produtos do couro cabeludo, a dica é apostar em um pré-shampoo. Com uma fórmula capaz de "despir" o folículo de todos os resíduos acumulados, ele garante uma limpeza profunda e já deixa a fibra capilar preparada para receber o tratamento - potencializando, assim, sua ação. 

Máscara capilar é aplicada antes do óleo na técnica de umectação reversa

Além de ser feita nos cabelos lavados e úmidos, a umectação reversa também se diferencia da tradicional por turbinar a ação do óleo com uma máscara de hidratação - o que torna o tratamento ainda mais eficaz para os fios ressecados e com baixa porosidade, que precisam muito de componentes hidratantes para que fiquem bonitos e saudáveis novamente. 

Para fazer a técnica, é bem simples: o creme de hidratação é usado por todo o comprimento e o óleo é aplicado em seguida; depois, é só deixar a mistura agindo por 30 minutos - em vez de esperar as duas horas mínimas indicadas para a umectação clássica - e enxaguar abundantemente com água. Como o óleo já estará misturado com a máscara, o método UCPE não será necessário!

A frequência varia de acordo com as necessidades de cada tipo de fio. Se o seu cabelo for naturalmente mais ressecado ou estiver com porosidade alta, faça a umectação reversa uma vez por semana; mas, se ele for mais fino, oleoso e não estiver precisando de um tratamento mais intenso, o ideal é fazer a técnica de 15 em 15 dias. 

Aprenda o passo a passo da umectação reversa:

1 - Comece lavando os fios com um pré-shampoo para remover todas as impurezas e abrir bem as cutículas. Não esqueça de aplicar o produto apenas no couro cabeludo para não ressecar as pontas; 

2 - Com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão, retire o excesso de umidade dos fios; 

3 - Divida o cabelo em seções para facilitar o procedimento; 

4 - Começando pela nuca, aplique a máscara de hidratação por todo o comprimento e ponta, enluvando bem para facilitar a penetração do creme nos fios; 

5 - Faça esse mesmo procedimento em todas as seções do cabelo; 

6 - Depois de aplicar o creme de tratamento, divida os fios, novamente, em seções; 

7 - Aplique um pouco de óleo a partir da mecha da nuca e enluve bem; 

8 - Repita o passo anterior em todas as seções do cabelo; 

9 - Deixe a mistura de creme de hidratação e óleo agindo nos fios por 30 minutos; 

10 - Passado o tempo de espera, enxague abundantemente o cabelo e aplique um pouco de condicionador nas pontas para selar as cutículas; 

11 - Enxague o condicionador com água fria ou morna para ajudar a fechar as cutículas e garantir mais brilho; 

12 - Agora, é só finalizar como de costume e pronto!

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais