Beleza Extraordinária

Umectação noturna x hidratação noturna: conheça a diferença entre os tratamentos e saiba como fazer

  •  A umectação noturna e a hidratação noturna tem benefícios parecidos, mas são feitas com produtos e ativos diferente. Saiba mais sobre esses tratamentos! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • A umectação noturna é uma técnica que utiliza óleos capilares para devolver nutrientes aos cabelos (Foto: Instagram @elizabethkayeturner)
  • A hidratação noturna repõe água ao cabelo e o deixa protegido da desidratação causada pelo contato com a fronha (Foto: Instagram @ig.curls)
Tela cheia
Previous Next
A umectação noturna e a hidratação noturna tem benefícios parecidos, mas são feitas com produtos e ativos diferente. Saiba mais sobre esses tratamentos! (Foto: Instagram @freshlengths)
  •  A umectação noturna e a hidratação noturna tem benefícios parecidos, mas são feitas com produtos e ativos diferente. Saiba mais sobre esses tratamentos! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • A umectação noturna é uma técnica que utiliza óleos capilares para devolver nutrientes aos cabelos (Foto: Instagram @elizabethkayeturner)
  • A hidratação noturna repõe água ao cabelo e o deixa protegido da desidratação causada pelo contato com a fronha (Foto: Instagram @ig.curls)

A umectação noturna é uma velha conhecida das apaixonadas por cabelos, mas ela não é o único tratamento que você pode fazer nos fios durante a noite. A hidratação noturna também é uma alternativa para quem tem cabelos desidratados e ressecados e quer potencializar a rotina de cuidados capilares. Mas qual a diferença entre esses dois tratamentos e quando fazer cada um deles? Para tirar essas dúvidas, preparamos essa matéria com tudo que você precisa saber sobre a umectação e a hidratação noturna. Confira!

A umectação noturna é um tratamento à base de óleos vegetais que nutre os cabelos

A umectação consiste em banhar os cabelos em óleo vegetal para devolver nutrientes que estejam faltando na fibra capilar e, dessa forma, devolver brilho e maciez aos fios. Assim como a nutrição capilar, os óleos ajudam a repor os lipídios que as madeixas perdem após passarem por agressões. Nos casos dos cabelos cacheados e crespos, o formato dos fios impede que a oleosidade produzida no couro cabeludo se espalhe pelo comprimento e pontas.

Dessa forma, a umectação capilar noturna é indicada para quem tem cabelos secos ou ressecados, com pontas duplas e frizz. Os óleos atuam na reparação de pontas, selando os fios de cabelo e promovendo mais alinhamento, definição e luminosidade.

A umectação capilar se popularizou entre as cacheadas e crespas, mas isso não significa que quem tem cabelos lisos não pode fazer a técnica. Mesmo sendo à base de óleos, ela é uma opção de tratamento noturno para cabelo com frizz, seco e ressecado, seja qual for a textura do fio. O segredo para não pesar nos cabelos lisos é aplicar o óleo apenas nas pontas e não deixar resíduos ao remover.

A hidratação noturna ajuda a repor água à fibra capilar

A hidratação capilar é o tratamento mais conhecido das mulheres. Esse cuidado básico na rotina de quem preza por cabelos saudáveis é responsável por devolver água à fibra capilar, garantindo maciez, brilho e fios mais soltos e maleáveis. Por isso, é a opção ideal para quem procura tratamentos para cabelos desidratados devido a um processo químico, excesso de sol ou uso constante de secador, chapinha, difusor ou babyliss.

A hidratação noturna tem exatamente a mesma função, mas com o benefício extra de proteger as madeixas do contato com a fronha do travesseiro, fazendo com que elas acordem mais alinhadas e hidratadas no dia seguinte. O contato com a fronha pode causar frizz e o tecido pode remover água dos fios, deixando o cabelo desidratado e sem vida. Assim, a técnica se torna um complemento no cronograma capilar de quem não consegue ter um bom day after.

Diferentemente da umectação, a hidratação noturna é feita com creme e não óleos, mas é essencial usar um creme específico para hidratar o cabelo à noite, já que a máscara de hidratação tradicional não deve permanecer por horas nas madeixas.

Como fazer umectação noturna: saiba como aplicar e escolher o melhor óleo para os fios 

Para fazer a umectação noturna, você só vai precisar de um óleo capilar, um pente e um elástico de cabelo. Procure produtos ricos em ativos altamente nutritivos, como o óleo de coco ou os micro-óleos de flores preciosas. “Posso fazer umectação noturna com creme de hidratação?” Se o seu objetivo é nutrir os cabelos, é preferível que o tratamento seja feito com óleos ou com um creme nutritivo sem enxágue. O passo a passo é bem simples:

Passo 1: Divida o cabelo em mechas;

Passo 2: Aplique o óleo capilar enluvando cada mecha, concentrando a aplicação no comprimento e nas pontas;

Passo 3: Prenda os cabelos em um coque e deixe a umectação capilar agir nos fios durante a noite.

Passo 4: No dia seguinte, remova o óleo com shampoo e condicionador. Finalize com seu creme de pentear habitual.

Como fazer hidratação noturna nos cabelos: passo a passo e dicas para o tratamento dar certo

Assim como na hidratação tradicional, o tratamento noturno deve ser feito com um creme capilar. Procure por produtos ricos em ativos altamente hidratantes e com grande poder de retenção de água, como o ácido hialurônico, para evitar a desidratação das madeixas durante o sono. Lembre-se que a hidratação para dormir no cabelo deve ser feita com produtos específicos e sem enxágue. O Creme Noturno Elseve Hidra Hialurônico é uma opção para quem procura uma hidratação profunda, com ação preenchedora que protege os fios da desidratação e revitaliza o cabelo ressecado e com frizz. Confira o passo a passo:

Passo 1: Divida o cabelo em duas partes iguais (caso tenha cabelos muito cheios, divida em mechas);

Passo 2: Aplique o seu creme de hidratação noturna no comprimento e pontas. Os fios podem estar secos ou úmidos;

Passo 3: Deixe o produto agir nos fios durante a noite. Não é necessário enxaguar no dia seguinte.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação