Beleza Extraordinária

Umectação noturna: saiba como fazer para hidratar profundamente os fios secos

  • Umectação noturna: descubra como fazer a técnica com óleo capilar hidrata e nutre profundamente os fios (Foto: Pixelformula)
  • Descubra todos os detalhes da umectação noturna e aposte na técnica para hidratar e nutrir os fios ressecados (Foto: Pixelformula)
  • A umectação noturna, que deixa o óleo capilar agindo por cerca de 8 horas, garante hidratação intensa aos cabelos ressecados (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Umectação noturna: descubra como fazer a técnica com óleo capilar hidrata e nutre profundamente os fios (Foto: Pixelformula)
  • Umectação noturna: descubra como fazer a técnica com óleo capilar hidrata e nutre profundamente os fios (Foto: Pixelformula)
  • Descubra todos os detalhes da umectação noturna e aposte na técnica para hidratar e nutrir os fios ressecados (Foto: Pixelformula)
  • A umectação noturna, que deixa o óleo capilar agindo por cerca de 8 horas, garante hidratação intensa aos cabelos ressecados (Foto: Pixelformula)

A umectação capilar, que usa o óleo para nutrir e hidratar os cabelos ressecados, tem sido uma das técnicas favoritas das mulheres nos últimos tempos. A prática indica que é preciso utilizar o produto por cerca de 2 horas nas madeixas, e hoje, também oferece uma versão para quem está sempre com a vida corrida e sem tempo extra de cuidar dos cabelos: a umectação noturna. Feito durante o sono, o método faz com que enquanto se dorme o óleo aja nos fios, para serem lavados logo de manhã e garantir maciez, brilho e movimento as madeixas. Confira os detalhes da técnica!

Umectação noturna exige que óleo seja aplicado nos cabelos secos antes de dormir

Diferente da hidratação com máscara, que é feita com os fios úmidos, na umectação o óleo precisa ser aplicado nos cabelos secos - limpos ou não - para que a cutícula absorva melhor os nutrientes do produto. A ideia da técnica é aplicar o óleo por todo o cabelo, massageando o couro cabeludo, enluvando as mechas até as pontas, e deixar agir durante cerca de 2 horas. Já para quem vai apostar na umectação noturna, o ideal é deixar o líquido agir durante toda a noite, para que as madeixas sejam limpas logo pela manhã. O método pode ser feito por todas: desde as cacheados e crespas até os lisas e onduladas. O único requisito para aderir ao procedimento é o ressecamento ou a manutenção da beleza capilar.

Cabelo deve ser enrolado em um pano de tecido durante a noite

Quem já faz a umectação comum sabe: o óleo age no cabelo sem precisar de ferramentas de calor ou acessórios, mas na umectação noturna, um pano de tecido será fundamental para prender os fios. Isso porque o óleo pode manchar o travesseiro ou a roupa, além de correr o risco de não agir profundamente. A dica é prender os fios em um tecido de pano, que pode ser até mesmo uma camisa simples de algodão. Ele vai criar uma proteção contra o frizz, que pode ser causado pelo atrito com o travesseiro.

O passo a passo da umectação noturna é o mesmo da umectação comum: com os fios secos, espalhe uma quantidade generosa de óleo por toda a extensão das madeixas, massageando mecha por mecha. Uma dica é massagear também o couro cabeludo para ativer a circulação sanguínea e fazer com que o óleo penetre melhor. Depois, envolva o tecido na cabeça, prendendo os fios.  

Umectação pode ser retirada com técnica 'UCPE'

Os cabelos devem ser lavados logo pela manhã, logo ao acordar, e para evitar qualquer aspecto pesado e oleoso nos cabelos, a dica é não usar shampoo, mas sim, condicionador. A técnica é conhecida como "UCPE", que significa Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar. O passo a passo para a retirada é simples: primeiro, divida o cabelo em seções e aplique um condicionador de fórmula leve em todas as elas. Deixe agir por 20 a 30 minutos, e depois, enxague o cabelo com bastante água, passando os dedos entre os fios para retirar os resíduos. Se após enxaguar, ainda senti-los pesados, vale aplicar um pouco mais de produto, esperando alguns minutinhos para enxaguar novamente. Nessa técnica, não usar o shampoo é importante para que a limpeza profunda do produto não elimine completamente o resultado do óleo capilar.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais