Beleza Extraordinária

Umectação: descubra se é preciso lavar os cabelos antes de aplicar o óleo

  • Descubra se é necessário lavar o cabelo antes de fazer a umectação
Tela cheia
Previous Next
Descubra se é necessário lavar o cabelo antes de fazer a umectação

A umectação vem se tornando uma das técnicas preferidas de quem tem cabelo seco por acabar com o frizz e a aspereza dos fios, garantindo uma hidratação profunda. Feita somente com óleos, que agem nas madeixas de 30 minutos até 8 horas - no caso de quem prefere fazer a umectação durante a noite - ela recupera toda o brilho e a maciez que os cabelos ressecados normalmente perdem, sejam eles crespos, cacheados ou até mesmo lisos. Mas você sabe se é preciso lavar os cabelos antes de aplicar o óleo? Descubra com as dicas do cabeleireiro Emanoel Reis!

É importante estar com os cabelos secos antes da umectação

 

Muitas mulheres acreditam que é preciso abrir as cutículas do fio com shampoo para que outros produtos sejam absorvidos, como no caso da hidratação feita com máscaras de tratamento, por exemplo. Mas de acordo com o profissional em cabelos cacheados Emanoel Reis, na umectação, isso não precisa acontecer, já que o importante é que o cabelo esteja seco, limpo ou não. "O que faz o cabelo ficar com a cutícula aberta é a porosidade. Se o cabelo precisa de umectação é porque ele está poroso, então a cutícula já vai estar aberta e vai receber essa oleosidade natural", explicou o cabeleireiro. "Eu aconselho fazer sempre a umectação com o cabelo seco, totalmente seco, porque a água pode não permitir que o óleo entre em algumas partes do cabelo. Independente se você acabou de lavar, ou se já está sujo porque ainda não chegou o momento de lavá-lo", indicou Emanoel. 

Lavagem antes da umectação não precisa ser com pré-shampoo

Para quem escolhe fazer a técnica com os fios lavados, a dica do cabeleireiro é dispensar o pré-shampoo, já que a limpeza profunda do produto não é tão necessária antes da umectação, mas sim, depois. "Seque bem o cabelo para tirar toda a umidade e depois aplique o óleo mecha a mecha, nele inteiro. Após feita a umectação, é necessário lavar porque toda oleosidade que o cabelo precisava, ele já absorveu depois de 20 ou 30 minutos. Então, é preciso lavar bem pra não ficar oleoso e tampar algum poro do seu cabelo ou danificá-lo com excesso de oleosidade", explicou Emanoel Reis.

Depois, basta seguir com o ritual normal do dia a dia, com condicionador hidratante ou de tratamento. "Também pode usar uma máscara de tratamento depois do shampoo, mesmo tendo feito uma umectação antes, porque ela pode também dar um direcionamento para outra necessidade, como nutrição, brilho, maciez, ou se você fez coloração, ela vai ajudar na cor. Depois, é só finalizar o cabelo normalmente", explicou.

Cabelos que não estejam tão ressecados também podem fazer a umectação

Cacheadas e crespas já têm as madeixas naturalmente secas por conta da dificuldade do couro cabeludo em entregar oleosidade natural até as pontas do fio. Mas a umectação também é indicada para todos os tipos de cabelo, mesmo os saudáveis que sofrem com o ressecamento em algumas áreas, como nas pontas ou só no comprimento. "O cabelo que está saudável não está totalmente poroso, logo ele não está com a cutícula aberta, mas também pode fazer a umectação e recebê-la conforme a necessidade que ele precisar", explicou Emanoel. O óleo é absorvido e trata o cabelo da mesma forma que a nossa raiz trata, reconstruindo, nutrindo, dando a vitamina que o cabelo precisa", finalizou o cabeleireiro. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais