Beleza Extraordinária

Umectação com cabelo úmido ou seco? Descubra a melhor forma de fazer o tratamento!

  •  Confira a matéria para saber se é ideal fazer a umectação nos cabelos secos ou úmidos! (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • A umectação traz benefícios para todos os tipos de fios, inclusive os mais lisos e oleosos (Foto: Instagram @brittsully)
  • A umectação é um dos tratamentos mais potentes para eliminar o ressecamento dos cabelos (Foto: Instagram @tylauren)
Tela cheia
Previous Next
Confira a matéria para saber se é ideal fazer a umectação nos cabelos secos ou úmidos! (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  •  Confira a matéria para saber se é ideal fazer a umectação nos cabelos secos ou úmidos! (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • A umectação traz benefícios para todos os tipos de fios, inclusive os mais lisos e oleosos (Foto: Instagram @brittsully)
  • A umectação é um dos tratamentos mais potentes para eliminar o ressecamento dos cabelos (Foto: Instagram @tylauren)

A umectação é um dos tratamentos mais potentes para eliminar o ressecamento dos cabelos e manter o brilho em dia. Mas, afinal, na hora de apostar nessa técnica, os fios devem estar secos ou úmidos? Como o passo a passo do procedimento é diferente da hidratação e das demais etapas do cronograma capilar, é comum que a aplicação seja feita nas madeixas completamente secas, mas tem quem fique em dúvida se essa é realmente a melhor maneira de garantir bons resultados com o óleo. Vem descobrir qual é a ideal! 

Umectação nos cabelos secos facilita a penetração do óleo

A umectação é um dos tratamentos queridinhos do momento - principalmente, para aquelas que precisam de técnicas mais potentes para eliminar o ressecamento das pontas. Nela, o óleo é aplicado diretamente nos fios, da raiz ao final do comprimento e até no couro cabeludo, acompanhado de uma massagem com a ponta dos dedos, que ajuda no crescimento por estimular a circulação sanguínea. Mas, para conseguir todos os benefícios que a técnica promete, é preciso seguir algumas dicas específicas - e uma das mais importantes é preferir fazer a aplicação nos cabelos secos.

Essa dúvida é uma das mais frequentes entre as iniciantes - afinal, nos demais tratamentos, é preciso lavar os fios e abrir as cutículas com shampoo para que o produto penetre na fibra capilar, não é? No entanto, no caso da umectação, essa regra tradicional não vale e pode ser esquecida: é que, diferentemente das máscaras, o óleo não exige que a cutícula esteja aberta para que entregue seus benefícios!

Não é que seja proibido testar a técnica nos cabelos limpos e úmidos, mas o componente pode acabar encontrando dificuldade de penetrar em algumas partes - e, consequentemente, o resultado não será o mesmo. 

Enluvar mecha a mecha também potencializa o efeito da umectação nos fios

Além de fazer a técnica de umectação nos fios secos, outra dica de ouro para potencializar o tratamento é dividir o cabelo em seções e enluvar bastante cada mecha enquanto aplica o óleo. Dessa forma, além de garantir que o componente vai ser distribuído da raiz às pontas, você consegue aumentar o efeito dele por facilitar sua penetração na fibra capilar e, ainda, produzir calor com o movimento de fricção feito pelas próprias mãos. 

Já ouviu falar no termo, mas ainda não tem ideia do que significa enluvar os cabelos? Calma, não tem mistério: é só basta aplicar o óleo mecha a mecha e deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas, como se estivesse puxando uma corda. Para saber mais detalhes, é só dar uma conferida nessa matéria aqui!

Saiba como fazer a umectação passo a passo: 

1 - Comece com o cabelo seco, para facilitar a penetração do óleo;

2 - Divida os fios em seções para facilitar a distribuição do óleo;

3 - Começando pela parte da nuca, separe uma mecha e aplique o óleo enluvando bem da raiz às pontas; 

4 - Faça o mesmo nas demais partes do cabelo;

5 - Depois de passar o óleo em todas as seções, aplique no couro cabeludo com a ponta dos dedos e massageie bem;

6 - Prenda o cabelo em um coque - ou use uma touca - e deixe agir por, no mínimo, duas horas; 

7 - Passado esse tempo, aplique condicionador por todo o cabelo para fazer a técnica de umectar, condicionar, pausar e esperar - como é explicado nessa matéria aqui

8 - Deixe o condicionador agindo por 20 minutos e, por fim, enxague por completo - de preferência, com água fria para ajudar a selar as cutículas;

9 - Sua umectação está finalizada! 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação