Beleza Extraordinária

Umectação capilar quente: saiba como fazer a técnica que aquece o óleo para tratar os cabelos ressecados!

  • A umectação capilar confere ainda mais nutrientes à fibra capilar por causa do aquecimento do óleo (Foto: Pixelformula)
  • Você já ouviu falar na umectação capilar quente? Confira a matéria para conhecer os benefícios da técnica! (Foto: Pixelformula)
  • A umectação capilar quente consegue agir nos fios ressecados em apenas 40 minutos (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
A umectação capilar confere ainda mais nutrientes à fibra capilar por causa do aquecimento do óleo (Foto: Pixelformula)
  • A umectação capilar confere ainda mais nutrientes à fibra capilar por causa do aquecimento do óleo (Foto: Pixelformula)
  • Você já ouviu falar na umectação capilar quente? Confira a matéria para conhecer os benefícios da técnica! (Foto: Pixelformula)
  • A umectação capilar quente consegue agir nos fios ressecados em apenas 40 minutos (Foto: Pixelformula)

A umectação capilar é um dos tratamentos mais potentes para os fios ressecados. Com o procedimento de aplicar óleo em todo o cabelo - da raiz às pontas, incluindo o couro cabeludo - ela garante nutrição, impede o aparecimento de frizz e dá muito mais brilho. Mas além da técnica tradicional, você sabia que também existe a umectação quente? Aquecendo os óleos, esse procedimento consegue nutrir melhor a fibra capilar e ainda age de maneira mais rápida. Confira mais detalhes!

Umectação quente tem a vantagem de garantir mais nutrientes para o cabelo

Usada pelas indianas há muitos anos para tratar os cabelos, a umectação capilar é a técnica que conta com os benefícios do óleo para eliminar as pontas ressecadas e o frizz, combater a porosidade e dar mais brilho aos fios. Embora ela também garanta ótimos resultados quando é feita do modo tradicional - que consiste em deixar o óleo frio agindo no cabelo por, no mínimo, duas horas -, sua versão em alta temperatura pode entregar resultados ainda mais potentes. 

Por causa do aquecimento do óleo, as cutículas do cabelo ficam abertas e a fibra recebe os nutrientes necessários para deixar o cabelo macio, saudável e livre de ressecamento. Além disso, para a alegria de quem gosta de tratamentos mais rápidos, essa versão da técnica também tem a vantagem de só precisar de 40 minutos para agir nos fios. 

Óleo deve ser aquecido no fogão ou microondas para fazer o procedimento

Para fazer a umectação quente, como o nome indica, o óleo precisa ser aquecido no fogão ou microondas - tomando o cuidado de não deixar a temperatura muito alta para não danificar a fibra capilar. 

Se preferir o microondas, basta colocar o óleo em um recipiente e aquecer por, mais ou menos, 30 segundos. Mas, se for esquentar no fogão, é preciso tomar alguns cuidados a mais: coloque o recipiente com óleo dentro de uma panela com água, em banho maria, e fique observando o líquido até que esse esquente. Mas muita atenção nessa hora! É muito importante ficar atenta à temperatura - o óleo não por estar fervendo, já que isso vai queimar tanto os fios quanto o couro cabeludo.

Passo a passo para fazer a umectação capilar quente: 

1 - Aqueça o óleo no forno ou microondas;

2 - Comece com o cabelo seco e divida-o em seções. Aproveite essa etapa para esperar que o óleo esfrie um pouco e fique morno - já que, quente demais, ele pode prejudicar a fibra capilar; 

3 - Comece aplicando o óleo da raiz às pontas, enluvando bem as pontas para garantir que os nutrientes penetrem nos fios; 

4 - Com a ponta dos dedos, massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Esse procedimento é indispensável para estimular o crescimento do cabelo; 

5 - Deixe o óleo agindo no cabelo por 40 minutos; 

6 - Passado o tempo de ação, recorra ao método UCPE - umectar, condicionar, pausar e esperar - para facilitar a retirada do óleo. Para saber melhor sobre essa técnica, é só seguir o passo a passo ensinado aqui

7 - Feito isso, é hora de enxaguar! Para aproveitar todos os benefícios da umectação, a dica é não aplicar shampoo e deixar a água do chuveiro  fria para selar as cutículas; 

8 - Cabelo nutrido e pronto para ser finalizado como de costume. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais