Beleza Extraordinária

Tudo sobre óleo de coco para cabelo: o que é, para que serve, como usar + dicas de produtos com o ingrediente

  • Óleo de coco nos cabelos? Entenda para que serve o aliado da nutrição dos fios (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Óleo de coco nos cabelos? Entenda para que serve o aliado da nutrição dos fios (Foto: Juliana Coutinho)

O óleo de coco é um dos grandes queridinhos do momento quando o assunto é cabelo - e não é para menos, né? Além dos diversos benefícios que ele oferece, o ativo ainda é super prático e pode ser inserido facilmente nos cuidados com as madeixas. Não a toa, se tornou rapidamente o melhor aliado da rotina de loiras, cacheadas e crespas!

Quer saber o motivo de tanto amor por esse ativo natural e, de quebra, aprender como usar o óleo de coco nos seus cabelos? Então, veio ao lugar certo: separamos um guia completo explicando o que é, para que serve e de que maneira aproveitar ao máximo esse ingrediente com os produtos certos. Aproveite!

O que é e para que serve o óleo de coco? Descubra os benefícios do ingrediente

O óleo de coco é um óleo de origem vegetal composto de vitaminas E, K e ácidos graxos, muito conhecido por oferecer diversos benefícios para a saúde da pele e do corpo - mas no cabelo, em especial, ele também pode fazer maravilhas, viu? 

Sendo inserido no cuidado com os fios, esse ativo consegue penetrar na fibra capilar e devolver os nutrientes perdidos, amenizando o aspecto ressecado, opacidade, frizz, pontas duplas e até mesmo excesso de oleosidade no visual. 

Quais tipos de cabelo podem usar o óleo de coco?

Por conta do ressecamento natural dos fios espiralados, as cacheadas e crespas são as que mais se beneficiam (e usam) o óleo de côco no dia a dia. De qualquer forma, vale reforçar: ele pode, sim, ser muito bem nos cuidados de todos os tipos de cabelo, afinal, mesmo cabelos lisos e ondulados têm seus momentos de fio mais ressecado, opaco e precisando de nutrição, né?

Como usar óleo de coco nos cabelos loiros?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ellie Jamrozy (@elizabethjamrozy) em

Os cabelos loiros tendem a ficar mais ressecados por conta de todo o processo de descoloração, por isso, o óleo de coco é um ótimo aliado para as loiras. Sua função vai ser devolver o brilho e movimento aos fios, especialmente quando usado nas hidratações semanais e/ou umectação.

Dica: no caso das mulheres platinadas, vale a pena misturar o óleo na máscara de hidratação ou reconstrução, ou até mesmo no shampoo matizante. Isso ajuda a garantir o boom de nutrição sem amarelar os fios!

De quanto em quanto tempo usar o óleo de coco nos fios?

- Cabelos lisos e ondulados: por serem o tipo de cabelo que precisa mais de hidratação do que nutrição, esses fios podem apostar no uso do óleo de coco a cada 10 dias. No entanto, se o cabelo estiver muito ressecado, vale usá-lo pelo menos 1x na semana de alguma maneira no ritual de cuidados.

- Cabelos cacheados e crespos: por serem mais espiralados e não terem a queratina distribuída igualmente pelo córtex capilar, as cacheadas e crespas precisam inserir a nutrição mais vezes na rotina. Para elas, o óleo de coco pode ser um aliado usado de 1 a 2x por semana.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

Como usar o óleo de coco nos cabelos?

O óleo de coco pode ser aproveitado de várias formas nos cabelos, alguns exemplos são:

na umectação com óleo de coco, usando ele para enluvar as madeixas e dar uma boa dose de hidratação nos fios;

na hidratação com óleo coco, fazendo uma mistura com o óleo e a máscara usada para o ritual;

na finalização do cabelo pós-lavagem ou durante o penteado, usando o produto para manter as pontas saudáveis e brilhosas;

no uso de produtos à base de óleo de coco, que é a forma mais prática de usar o ativo, uma vez que ele já está inserido na composição dos produtos e entrega o mesmo resultado final;

4 produtos com óleo de coco para inserir na rotina de cuidados com o cabelo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

- Óleo Extraordinário Cachos Shampoo: ideal para começar uma umectação intensa (sem pesar!) logo na lavagem dos fios, esse shampoo da Elseve entrega o efeito poderoso do óleo de coco misturado ao óleo de flores preciosas - tudo para uma nutrição completa nos fios!

- Óleo Extraordinário Cachos Condicionador: logo depois do shampoo, o condicionador da mesma linha Elseve é perfeito para deixar a sensação de cabelo saudável, com toque deslizante nos fios. Nada melhor do que uma dose extra de maciez e brilho nas madeixas, né?

- Óleo Extraordinário Cachos Creme de Tratamento: ainda no banho, o tratamento que não pode faltar é o da máscara da linha Elseve. Depois de usá-la, o resultado é um cabelo livre de frizz e muito mais definido.

- Óleo Extraordinário Cachos Creme para Pentear: para finalizar os fios, o creme de pentear da mesma linha é o produto tem-que-ter! Ele ajuda a deixar os cachos soltos, macios e cheios de brilho - além de ser um ótimo companheiro para o day after. Perfeito, né?

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?