Beleza Extraordinária

Tudo que você precisa saber sobre o retinol: saiba o que é, quais são os benefícios e como usar o ativo nos cuidados com a pele

  • Conheça melhor o retinol e como ele atua nos cuidados com a pele (Foto: Instagram @pixiwoos)
Tela cheia
Previous Next
Conheça melhor o retinol e como ele atua nos cuidados com a pele (Foto: Instagram @pixiwoos)

O retinol é um daqueles ativos que fazem muito sucesso entre as apaixonadas por skincare e é muito usado para manter a pele saudável e bonita - principalmente nos tratamentos anti-idade. Mas você sabe realmente qual é a função do retinol na rotina de cuidados? Acredite: esse derivado da vitamina A pode trazer vários benefícios para a sua pele.

Quer saber para o que ele serve e como usar o retinol para montar seus rituais de cuidados? Então, vem conferir essa matéria, que a gente conta tudo o que você precisa saber sobre o ativo e responde às principais dúvidas sobre o assunto.

Quais são os benefícios do retinol para a pele?

O retinol faz parte do grupo dos derivados da vitamina A e traz benefícios, principalmente, no combate aos sinais da idade. O ativo tem alto poder de regeneração celular, além de auxiliar na síntese do colágeno e promover esfoliação. Assim, ele é indicado para quem quer reduzir o aspecto de manchas, rugas e linhas de expressão.

O retinol também pode ser usado no combate à oleosidade excessiva, diminuindo a acne e deixando a pele com mais viço.

Posso pegar sol depois de usar retinol?

O retinol pode ser usado durante o dia sem o risco de se queimar. Mas, como ele remove as células mortas, pode deixar a pele mais exposta e sensível - por isso, é recomendado aliar seu uso à proteção solar. Escolha um versão do protetor que mais se adaptar ao seu tipo de pele e não se esqueça de aplicá-lo diariamente.

O retinol pode ter reações com outros compostos?

Na hora de usar um cosmético novo, muitas pessoas ignoram que ele pode ter reações quando usado junto com outros ativos. Mas, ao usar o retinol, é importante observar a composição de seus outros produtos, para ter certeza de que ele não vai causar nenhuma irritação na sua pele. 

Isso porque o ativo não deve ser usado ao mesmo tempo que o AHA ou o ácido salicílico, o que pode provocar coceira, vermelhidão e mesmo descamação na pele. Já o peróxido de benzoíla pode anular o efeito do retinol. Por isso, antes de iniciar o uso da substância, consulte-se com o seu dermatologista.

Como usar o ativo na sua rotina de skincare?

É bem fácil incluir o retinol na sua rotina de cuidados, mas - assim como qualquer ativo - é importante aliar seu uso a outros cuidados com a pele. Ele deve ser usado após a limpeza da pele, para melhorar a absorção do ativo. Depois de usar o retinol, é fundamental investir na hidratação para evitar o ressecamento. Além disso, aposte em um protetor com FPS 50 ou mais alto para proteger a pele.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação