Beleza Extraordinária

Tudo o que você precisa saber antes de colocar box braids

  • É preciso tomar alguns cuidados com as box braids para garantir que a parte natural permaneça saudável
Tela cheia
Previous Next
É preciso tomar alguns cuidados com as box braids para garantir que a parte natural permaneça saudável

As box braids não são uma tendência apenas de agora, porém, de uns tempos para cá, tem sido ainda mais frequente encontrá-las no dia a dia e no look de famosas. Além de lindas e cheias de estilo, as tranças também são ótimas para quem está em transição capilar e não pretende cortar a parte alisada nem tão cedo, elas são uma ótima maneira de esconder as duas texturas, além de estimular o crescimento dos fios. Mas, antes de entrar no mundo das tranças, é preciso levar em conta algumas informações importantes para não errar na hora de iniciar o processo. Para ajudar quem está considerando esse aplique há algum tempo, separamos as dicas que alguns hair stylists deram ao site americano Refinery 29. Confira!

A espessura do cabelo influencia na escolha do tamanho


Segundo Kari Williams, hair stylist e proprietária de um salão em Los Angeles, antes de decidir o tamanho das box braids, é preciso levar a espessura do cabelo em conta. As donas de fios mais finos não devem investir em tranças muito grandes, pois, além de ficarem sem volume, podem ficar danificados por causa do peso. Já os muito grossos, devem fugir das tranças muito pequenas, senão, no fim, o resultado será um cabelo pesado pela quantidade exagerada de trancinhas.

É importante deixar o cabelo tratado e bem limpo antes de colocar as tranças


Enquanto os fios estão trançados, não é possível fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo. Por isso, para ficar com os cabelos saudáveis durante o período de box braids, é muito importante garantir que ele esteja bem limpo, desembaraçado e hidratado antes do aplique.

Tranças muito apertadas podem causar queda de cabelo


Para as mais sensíveis, vale alertar que o processo de trançar o cabelo pode ser um pouco dolorido e causar desconforto, ainda mais levando em consideração o tempo de duração: em alguns casos, ele pode durar mais de oito horas. Mas, se a dor se tornar excessiva, é preciso avisar ao cabeleireiro que as tranças estão muito apertadas. "Se você está sentindo muita dor, fale para o cabeleireiro ajustar a tensão que está usando para fixar a trança. A dor é o primeiro sintoma antes de começar a experimentar a perda de cabelo", explicou Kari Williams.

Quando já estiver usando as box braids, também é preciso ter cuidado com rabos de cavalo ou coques muito apertados: o peso das tranças mais o repuxado do penteado podem causar queda temporária ou permanente nos fios - principalmente na região da testa. 

Óleos ajudam a manter os fios hidratados


Engana-se quem pensa que ficará livre dos cuidados com o cabelo durante o período que estiver com as box braids. Segundo recomendação de Kari Williams, na hora de lavar os fios, além do shampoo hidratante, é importante usar condicionador e óleo capilar - que deverá ser aplicado no couro cabeludo e comprimento das tranças. É fundamental não abrir mão dos óleos para manter os fios naturais bem hidratados, já que a parte sintética pode acabar ressecando e causando quebra. Para evitar mofo e odor, a dica é sempre usar secador após a lavagem para garantir que o cabelo fique completamente seco.
A hair stylist Kim Kimble também revelou um segredo importante para manter a oleosidade natural dos fios: dormir com touca ou fronha de seda - tecido ideal para amenizar a quantidade de atrito e manter a umidade das madeixas.

Paciência é fundamental na hora de retirar as tranças 


As duas hair stylists entrevistadas pelo Refinery 29 concordam que o ideal é não ficar com as tranças por mais de dois meses consecutivos - retrançando a parte da frente durante esse período, a cada 4 ou 6 semana, para preservar a forma. m

Na hora de tirá-las, a paciência deverá ser ainda maior que a usada na hora da aplicação - os cabelos estarão mais suscetíveis à quebra e, dessa vez, é você que fará todo o trabalho. A dica para tornar o processo mais fácil é remover os nós delicadamente e bem devagar, aplicando um pouco de condicionador para auxiliar no desembaraçamento dos fios. É comum achar que está ocorrendo uma queda excessiva, mas mantenha a calma: em média, nós perdemos 100 fios por dia; com as trancinhas, todos eles ficaram presos - logo, a impressão de que se está perdendo cabelo demais é normal e apenas um reflexo desse acúmulo.

ver mais : Dicas de cabelos - Trança
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação