Beleza Extraordinária

Truques caseiros para lidar com poros dilatados, cravos, espinha e oleosidade da pele: do gelo à máscara facial

  • Confira 5 dicas caseiras que vão te ajudar a diminuir a oleosidade da pele, assim como cravos e espinhas! (Foto: Shutterstock)
  • Gelo e vaporização ajudam a fechar os poros, controlar a oleosidade e, assim, evitar espinhas e cravos na pele do rosto (Foto: Pixelformula)
  • As máscaras faciais de argila e pepino são truques caseiros que limpar profundamente os poros, evitando a dilatação, acne, cravos e oleosidade em excesso (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira 5 dicas caseiras que vão te ajudar a diminuir a oleosidade da pele, assim como cravos e espinhas! (Foto: Shutterstock)
  • Confira 5 dicas caseiras que vão te ajudar a diminuir a oleosidade da pele, assim como cravos e espinhas! (Foto: Shutterstock)
  • Gelo e vaporização ajudam a fechar os poros, controlar a oleosidade e, assim, evitar espinhas e cravos na pele do rosto (Foto: Pixelformula)
  • As máscaras faciais de argila e pepino são truques caseiros que limpar profundamente os poros, evitando a dilatação, acne, cravos e oleosidade em excesso (Foto: Shutterstock)

Acne, cravos e poros dilatados são típicos de quem tem a pele oleosa. Para cuidar desses problemas em casa, há truques simples que podem ser incluídos no dia a dia para melhorar o aspecto do rosto: gelo, vaporização, máscaras e até produtos certeiros de maquiagem conseguem amenizar e disfarçar por completo essas características, deixando a pele mais sequinha, sem brilho e com os poros fechados. Confira 5 deles e saiba como fazer cada um!

Gelo é truque para diminuir o tamanho dos poros na pele oleosa

O gelo pode fazer milagres na pele! Para quem tem poros dilatados, que são os buraquinhos por onde a pele respira e que ficam cheios de impurezas e oleosidade, o gelo, assim como os géis secativos, consegue deixá-los mais fechadinhos porque melhora a circulação da pele. A baixa temperatura também faz com que qualquer vermelhidão de qualquer acne diminua, deixando, assim, o rosto mais liso, macio e a pele pronta para ser maquiada.

Como fazer: Pegue uma compressa ou alguns cubinhos de gelo e enrole em uma toalha de algodão limpa. Vá aplicando pelo rosto por cerca de 5 a 10 minutos, mudando sempre de área para que a pele não fique avermelhada. Para eliminar a vermelhidão de alguma espinha, pressione levemente a compressa sobre a inflamação durante alguns segundos, retirando por alguns segundos e voltando a pressionar. 

Vaporização ajuda a tirar cravos do rosto

Um truque que pode ajudar a retirar aqueles cravos mais teimosos é fazer uma vaporização no rosto, que nada mais é do que deixar o rosto perto de água quente por alguns minutinhos. Esse é um passo usado na técnica de limpeza de pele, e que ajuda a "amolecer" o cravo. Assim, ele fica mais fácil de ser removido, sem correr o risco de criar cicatrizes na pele.

Como fazer: Limpe o rosto com um sabonete próprio para a pele oleosa ou limpe o rosto com uma água micelar. Depois, encha uma bacia com água quente, numa temperatura que não agrida a sua pele, e repouse o rosto sobre o vapor durante cerca de 15 minutos. Coloque uma toalha por cima da cabeça para evitar que o vapor se dissipe e, depois, é só remover os cravos com cuidado. 

Máscara a base de argila pode prevenir a oleosidade na pele

As máscaras faciais de argila são naturais e ótimas para renovar a pele. Elas podem ser feitas em casa, uma vez por semana ou a cada 15 dias, e são ainda mais vantajosas para quem tem oleosidade em excesso. As de argila podem conter componentes esfoliantes que purificam a derme e removem todas as impurezas dos poros dilatados, fazendo com que a secreção sebácea não se acumule. Outra vantagem das máscaras é que elas também ajudam a desinflamar as acnes. 

Máscara de pepino tem ação clareadora e cicatrizante

O pepino também pode ser usado como uma máscara facial para cicatrizar as acnes e até mesmo clarear a pele. A acne adulta pode deixar marcas no rosto se não for tratada de modo adequado, principalmente porque o colágeno - substância que ajuda na firmeza e regeneração da pele - vai diminuindo naturalmente ao longo da pele. Por isso, o vegetal tem vitaminas que ajudam a pele se regenerar melhor, além de ser anti-prurido, ou seja, anti-vermelhidão. 

Como fazer: Corte o pepino em pedaços, com casca, e coloque no liquidificador junto com 100 mL de água mineral ou leite de soja e uma clara de ovo. Bata até obter uma consistência cremosa e homogênea. Para aplicar, use um pincel e aplique toda a mistura no rosto, mas evite a região dos olhos e próximo à linha de cabelo. Deixe a máscara agir por uns 15 minutos, ou até secar. Depois, é só remover a película e enxaguar o rosto com água morna. Finalize com um hidratante específico para pele oleosa. 

Primer preenche os poros dilatados e deixa a pele mais lisa

Um truque de quem tem a pele oleosa e com acne e cravos é usar uma base de maquiagem de alta cobertura e caprichar no corretivo, mas esse hábito pode obstruir ainda mais os poros, fazendo com que eles se tornem inflamações como a acne. O grande truque para disfarçar a aparência é apostar no primer, que também pode ser chamado de blur: o produto, que tem uma textura de silicone, vai preencher os poros e, assim, alisar a pele e disfarçar totalmente esses buraquinhos. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais