Beleza Extraordinária

Tratamentos para o cabelo crescer realmente funcionam? Confira procedimentos que podem garantir fios longos e saudáveis

  • Tratamentos capilares prometem fios longos e expessos em poucas sessões
Tela cheia
Previous Next
Tratamentos capilares prometem fios longos e expessos em poucas sessões

Febre entre famosas como Sophia Abrahão, Carolina Dieckamann e Angélica, os tratamentos capilares que impulsionam o crescimento dos fios estão chamando cada vez mais atenção daquelas que sofrem com a demora no crescimento dos fios ou até mesmo com a temida calvície. Para tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos, como a laserterapia e a intradermoterapia, o Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Danielle Aguiar, responsável pelo Centro de Tratamento Capilar da Clínica Paula Bellotti. Confira:

Identificar a causa do problema é o primeiro passo

Em organismos saudáveis, os cabelos tendem a crescer cerca de um centímetro por mês. Mas essa média pode variar de pessoa para pessoa e fazer com que as madeixas não consigam se renovar na velocidade que as mulheres gostariam. "Alterações hormonais e deficiências nutricionais são as causas mais comuns para a dificuldade de crescimento capilar. O organismo, em situações assim, prioriza os órgãos vitais. Os cabelos e unhas ficam em segundo plano", explicou a dermatologista Danielle Aguiar. 

Nesses casos, é comum procurar ajuda em tratamentos específicos para acelerar o crescimento dos fios. "O principal, inicialmente, é identificar a causa do problema. Existem situações que, de fato, melhoram com laser e aplicação de medicamentos. Mas é importante ressaltar que os tratamentos não costumam ser definitivos, ou seja, o paciente precisa de manutenção, continuar fazendo as sessões, porém com intervalos maiores", explicou a dermatologista.

Tratamentos capilares contribuem para o crescimento saudável dos fios

Para aquelas que desejam procurar procedimentos em salão, a laserterapia age com leves choques no couro cabeludo, que atingem até dois milimetros do bulbo capilar e fortalece a estrutura do fio. "É um procedimento indolor e o paciente percebe melhora da densidade e volume após 3 a 6 meses de tratamento. Logo no início, pode ser que já se observe melhora da queda", explicou a especialista Danielle Aguiar.

Já se a intenção for procurar um consultório dermatológico para conquistar fios maiores e mais fortes, a intradermoterapia pode ajudar. Neste procedimento, são aplicadas vitaminas, vasodilatadores e bloqueadores de hormônio na raiz dos fios. Desta forma, a absorção das vitaminas no organismo é mais rápida, acelerando também o crescimento saudável dos cabelos.  "Acredita-se que a própria puntura das microagulhas sobre a pele possa ter estímulo positivo no crescimento dos fios. Mas ainda faltam estudos que comprovem a real eficácia desse tratamento", alertou a dermatologista. 

Dicas caseiras também ajudam o crescimento capilar

Além de fatores como estresse, má alimentação, doenças metabólicas, hormonais ou infecciosas, que precisam ser tratados em sua raiz para resolver o problema, a queda capilar ou o pouco crescimento dos fios também pode ser ligado ao uso inadequado de alguns cosméticos ou a intensidade dos procedimentos químicos, como alisamentos ou relaxamentos. Nesses casos, alguns cuidados caseiros podem ajudar a recuperar a força dos cabelos, fazendo com que os fios cresçam mais rápido e fortes. 

Para combatar o problema, uma dica é dar um tempo nos procedimentos capilares e incluir os protetores térmicos na rotina de beleza, sempre antes de usar ferramentas de calor como secador e chapinha. Procurar shampoos e condicionadores com fórmulas para nutrir e desobstruir o bulbo capilar, como a arginina, também pode ajudar a estimular o crescimento dos fios, além de produtos como booster de força, que aplicado junto ao condicionador vai preencher as falhas da fibra capilar e garantir fios mais fortes. Outra dica é procurar sempre estimular o couro cabeludo para influenciar no crescimento dos fios. "Massagear bem o couro cabeludo é uma excelente dica. Pois ativa-se a circulação. E lavar com água gelada é ótimo para  manter a saúde do couro cabeludo e dos fios", afirmou a dermatologista. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação