Beleza Extraordinária

Tratamentos para cabelo cacheado e crespo: 3 opções para deixar os cachos saudáveis

  • Confira três tratamentos para cabelos cacheados (Foto: Instagram @makeupbydenise)
Tela cheia
Previous Next
Confira três tratamentos para cabelos cacheados (Foto: Instagram @makeupbydenise)

Quem tem cabelo cacheado e crespo sabe que não é fácil manter os cachos bonitos e saudáveis. Os danos do dia a dia - seja pelo vento, sol ou secador - podem deixar os fios ressecados, sem brilho e sem definição. Felizmente, existem várias opções de tratamentos específicos para cabelos cacheados e crespos, que ajudam a recuperar a saúde e beleza das madeixas.

Quer saber em qual tratamento apostar para manter ou recuperar os cachos saudáveis? Então vem conferir essas três dicas de tratamentos que a gente separou especialmente para as cacheadas que amam cuidar bem do cabelo.

1- Umectação devolve nutrientes perdidos

A umectação é um tratamento muito popular entre as cacheadas, já que ela é uma forma simples e muito eficiente para repor nutrientes que foram perdidos ao longo do tempo. Sabe quando o cabelo fica opaco, sem brilho e com aquele aspecto danificado? A umectação é ideal para acabar com isso e deixar os cachos bem nutridos.

Ela pode ser feita em casa e com óleos capilar - que podem ser usados da raiz até a ponta dos fios. Para potencializar o efeito, você pode fazer a umectação à noite e dormir com um pouco de óleo vegetal no cabelo. Assim, os seus cachos recuperam o brilho, maciez e a definição.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por NaturalRootSista (@naturalrootsista) em

2- Cronograma capilar é fundamental para cacheadas

Toda cacheada que adora cuidar do cabelo sabe da importância de manter um cronograma capilar para garantir a saúde dos fios. O cronograma alia três tipos de tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução, para recuperar os diferentes danos sofridos pelas madeixas. Para manter os cachos saudáveis, é importante prestar atenção aos fios para identificar as necessidades.

A hidratação repõe a água perdida pelo cabelo no dia a dia, inclusive com o uso de ferramentas de calor. Já a nutrição usa óleos vegetais para recuperar nutrientes e dar brilho para os fios. Por fim, a reconstrução devolve a massa capilar e as proteínas, usando a queratina para recuperar a força e saúde dos cachos.

3- Cauterização recupera danos por químicas

Além dos tratamentos caseiros, a cauterização é uma opção de tratamento que pode ser feito em salões para deixar os cachos super saudáveis. Ela é indicada para tratar as madeixas de cacheadas que querem recuperar danos químicos sofridos pelos fios. Assim como na reconstrução, a cauterização reestrutura a fibra capilar danificada por químicas.

Para selar os fios, é usada a chapinha após a cauterização, mas você pode lavar o cabelo normalmente depois de dois dias, devolvendo a forma natural para os cachos.

Redação: Gabrielle Nunes

Produtos favoritos
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!