Beleza Extraordinária

Tratamento para queda de cabelo: como você pode fortalecer os fios para diminuir a queda

  • Veja como cuidar do couro cabeludo para evitar a queda capilar (Foto: Instagram @sarahangius)
Tela cheia
Previous Next
Veja como cuidar do couro cabeludo para evitar a queda capilar (Foto: Instagram @sarahangius)

A queda de cabelo é um problema que preocupa muitos homens e mulheres que, em busca de evitar a calvície, procuram tratamentos para impedir que os fios caiam mais do que o comum. Nem sempre é possível reverter o problema e, por isso, é fundamental determinar a causa para a queda em excesso

Mas, nos casos em que os fios caem devido a fatores externos - que não têm a ver com doenças ou genética -, é possível reverter a queda com algumas mudanças simples. Quer saber qual é o tratamento para queda de cabelo? Vem conferir essas dicas que a gente separou para te ajudar.

1. Aposte em um shampoo fortalecedor

Uma das razões para a queda exagerada dos fios é o enfraquecimento do cabelo. Por isso, pode ser uma boa ideia apostar em um shampoo fortalecedor ou antiqueda. Esse tipo de produto ajuda a fornecer os nutrientes necessários para manter as madeixas saudáveis, evitando que os fios caiam antes da hora. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Find (@goldennn_xo) em

2. Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação balanceada também é essencial para manter a saúde do seu cabelo. Para evitar a queda, é importante ingerir diariamente nutrientes como magnésio, ferro e as vitaminas B e C. Manter uma dieta rica nesses nutrientes pode ajudar a acabar com o problema e, para isso, pode ser necessário usar suplementos vitamínicos. 

3. Massageie seu couro cabeludo

Outro cuidado que você pode incluir na sua rotina para evitar a queda excessiva dos fios é a massagem no couro cabeludo. Ela pode ser feita diariamente, durante a lavagem do cabelo, e ajuda a estimular a circulação no local. Assim, você aumenta a concentração de oxigênio e nutrientes e evita a queda precoce. 

4. Mantenha o couro cabeludo hidratado

O ressecamento do couro cabeludo é outra possível causa para a queda capilar. Para evitar o problema, capriche na hidratação da região. Mas cuidado: é importante usar produtos suaves, que não se acumulem ou obstruam os folículos pilosos. Por isso, os produtos que contém aloe vera são muito recomendados. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por francis lola (@francislola) em

5. Evite hábitos que podem piorar a queda

Além dos cuidados citados, também é uma boa ideia deixar de lado alguns hábitos que podem piorar a queda. Prefira sempre lavar as madeixas com água fria, não penteie o cabelo muito molhado e use sempre os pentes de dentes largos. Além disso, evite prender os fios molhados ou usar chapéus e bonés antes do cabelo secar totalmente. 

6. Não deixe de procurar seu dermatologista

Se você estiver sofrendo com a queda excessiva de fios, é indispensável se consultar com o seu dermatologista. Ele será capaz de determinar a causa do problema e, com isso, indicar o tratamento mais indicado para você. Em alguns casos, pode ser recomendado fazer tratamentos a laser para reduzir a queda. 

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação