Beleza Extraordinária

Tratamento de pele: será que o peeling é a única solução para acabar com linhas de expressão, manchas e clarear a pele?

  • Saiba o que pode fazer além dos peelings para eliminar os sinais da idade (Foto: Shutterstock)
  • Cremes com ingredientes clareadores são ótima alternativa aos peelings (Foto: Shutterstock)
  • A esfoliação regular também promove a renovação celular (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que pode fazer além dos peelings para eliminar os sinais da idade (Foto: Shutterstock)
  • Saiba o que pode fazer além dos peelings para eliminar os sinais da idade (Foto: Shutterstock)
  • Cremes com ingredientes clareadores são ótima alternativa aos peelings (Foto: Shutterstock)
  • A esfoliação regular também promove a renovação celular (Foto: Shutterstock)

Engana-se quem pensa que para ter uma pele perfeita e livre dos sinais da idade, como rugas e manchas, a única solução são os peelings feitos em clínicas de estética ou em consultórios de dermatologistas. Embora bastante eficazes, estes procedimentos podem ser caros e até deixar a pele muito sensibilizada, mas a boa notícia é que existem alternativas mais simples e que podem ser feitas em casa, entregando os mesmos resultados. Entenda!

Peelings físicos e químicos ajudam na renovação da camada mais superficial da pele

A intenção dos peelings é remover a camada mais superficial da pele e estimular a formação de uma nova, através da renovação celular. Assim, o procedimento é muito eficaz no combate a problemas como manchas, já que vai eliminando - com o tempo e frequência de sessões - o excesso de melanina depositado naquele ponto específico. Ao mesmo tempo, as rugas mais suaves, como as linhas de expressão, também podem ser atenuadas por este tipo de tratamento.

Existem dois tipos de peeling: o químico e o físico. O primeiro age através de ingredientes que dissolvem as células mortas e impurezas da superfície do rosto, e só deve ser feito por profissionais da área da estética ou dermatologia. Já o físico nada mais é que uma esfoliação mais abrasiva, muitas vezes chamada também de microdermoabrasão, que age por meio do desgaste com produtos esfoliantes ou ferramentas como a ponteira de diamante. 

Cremes anti-rugas com ingredientes clareadores são boas alternativas ao peeling

Mas para conseguir acabar com as manchas e rugas, nem sempre é necessário recorrer aos peelings: um tratamento regrado em casa pode eliminar e até prevenir o aparecimento de novos sinais da idade. Para começar, é importante investir em um creme anti-rugas com ingredientes clareadores, como o retinol ou a niacinamida, que também promovem a eliminação da camada mais superficial da pele e a renovação celular. Além disso, é melhor prevenir que remediar, certo? Por isso nunca esqueça a proteção solar - ela é essencial ao longo de todo o ano para prevenir a formação de radicais livres que prejudicam o colágeno da pele. 

Esfoliação simples também ajuda a eliminar sinais como manchas e linhas de expressão

Outra dica para quem quer se livrar das manchas e linhas de expressão é esfoliar sempre. Além da limpeza comum e hidratação, que nunca pode faltar para manter a pele sempre suave e menos propensa a enrugar, vale também fazer esfoliações regulares para agir da mesma forma que um peeling físico, mas com menos intensidade e mais frequência. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais