Beleza Extraordinária

Transpira muito? Saiba como o suor pode afetar a saúde da pele

  • Você sabe qual é o efeito do suor na sua pele? (Foto: Instagram @shanasaperas)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe qual é o efeito do suor na sua pele? (Foto: Instagram @shanasaperas)

O verão é a época do ano em que as pessoas mais transpiram. O calor excessivo da temporada é o principal causador da transpiração, mas isso pode ser ainda mais intensificado pela prática de exercícios - especialmente os ao ar livre. Mas afinal, o suor é bom ou faz mal para a sua pele?

Se você quer saber como o suor pode afetar a sua pele, vem conferir essa matéria que a gente preparou para contar tudo sobre os efeitos da transpiração do seu corpo. Quer descobrir se ele interfere na saúde da sua pele? Vem ver!

O suor elimina toxinas presentes na pele e no corpo

Um dos efeitos mais importantes do suor é bem conhecido: ele trabalha na regulação da temperatura corporal. Ou seja, quando seu corpo se aquece além da temperatura normal, o suor é liberado para resfriar o seu organismo e evitar o superaquecimento. Mas essa não é a única função da transpiração.

Junto com o suor também são eliminadas toxinas que se acumularam no corpo ou impurezas na pele. Assim, ele ajuda na desintoxicação corporal e pode atuar beneficamente para a sua saúde. Mas, para isso funcionar, lembre-se que é importante limpar a pele para remover essas toxinas e impurezas que se depositam na superfície com o suor.

Atenção à hidratação da pele durante o verão

É verdade que muitas pessoas têm dificuldade de usar hidratantes corporais - ou mesmo faciais - durante o verão por causa do excesso de suor. Mas, assim como no restante do ano, se você quer ter a pele bonita e saudável é importante investir nesse tipo de cuidado. Na verdade, é preciso ter uma atenção extra durante a estação do calor.

Isso porque, se você transpira muito, o suor pode eliminar a hidratação da sua pele, prejudicando a absorção do produto. Então é melhor apostar naqueles hidratantes mais levinhos e que são absorvidos mais rápido pela pele. Assim, você garante que seu corpo vai continuar hidratado e macio mesmo com o suor.

Lembre-se de lavar e secar a pele após suar muito

Apesar de ser importante para a regulação térmica e para a eliminação de impurezas e toxinas, a transpiração também pode ter um lado negativo para você. Quando você sua muito e o suor permanece em contato com a pele por muito tempo - deixando a superfície úmida -, pode acontecer uma reação. Em geral, a região fica vermelha, podendo coçar ou mesmo descamar.

A causa disso é a dermatite intertriginosa, uma inflamação causada pelo contato da pele com uma superfície úmida - como o suor. Isso provoca a proliferação de fungos e bactérias que criam esse mal estar. Para evitar o problema, o ideal é investir na higiene da pele durante o verão e dar preferência a roupas e calçados mais fresquinhos.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais