Beleza Extraordinária

Transição capilar: dicas e cuidados com os cabelos antes, durante e depois do processo para voltar aos cachos

  • Veja o que fazer antes, durante e depois da transição capilar para tirar o processo de letra! (Foto: Instagram @tiffanylaibhen @the_constantine_lens)
  • O que é um cabelo em transição? O que fazer na transição capilar? Veja as respostas na matéria (Foto: Instagram @emblu)
  • As dicas certas podem deixar a transição capilar bem mais fácil de lidar do que você imagina! (Foto: Instagram @chelleee_b)
Tela cheia
Previous Next
Veja o que fazer antes, durante e depois da transição capilar para tirar o processo de letra! (Foto: Instagram @tiffanylaibhen @the_constantine_lens)
  • Veja o que fazer antes, durante e depois da transição capilar para tirar o processo de letra! (Foto: Instagram @tiffanylaibhen @the_constantine_lens)
  • O que é um cabelo em transição? O que fazer na transição capilar? Veja as respostas na matéria (Foto: Instagram @emblu)
  • As dicas certas podem deixar a transição capilar bem mais fácil de lidar do que você imagina! (Foto: Instagram @chelleee_b)

O que fazer na transição capilar? Como cuidar dos cabelos antes, durante e depois do processo? Se essas dúvidas já passaram pela sua cabeça, a gente pode te ajudar mostrando as respostas!

A decisão de largar a química alisadora e assumir o cabelo natural pode até parecer difícil, mas também pode ser libertadora, viu? Tudo que você precisa é adaptar a sua rotina de cuidados com os cabelos com alguns ajustes. 

Continue lendo a matéria e saiba como passar por todas as etapas da transição capilar!

1. Antes: como começar a transição capilar

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por IJEOMA KOLA NJ / NYC (@ijeomakola) em

Você está decidida a fazer a transição capilar e não sabe por onde começar, certo? Por enquanto, o que você precisar fazer de imediato é:

- Parar com qualquer alisamento, relaxamento ou escova progressiva mesmo que a tentação seja grande! Lembre-se que esse é o passo fundamental para conseguir o resultado final completamente natural, ok?

- Começar a pesquisar sobre o tema e juntar o máximo de informação, desde quanto tempo dura a transição, mitos e verdades, melhores cortes de cabelo, etc.

- Buscar por fotos antigas e relembrar como era o seu cabelo natural para ter mais ou menos uma ideia de qual tipo de fio você vai lidar durante o processo. Mas aqui, vale lembrar: o cabelo muda muito ao longo dos anos, viu? Pode ser que a textura atual das madeixas seja bem diferente!

- Procurar por grupos de transição capilar nas redes sociais para conseguir apoio e trocar experiências com outras pessoas que passaram (ou ainda estão passando) pela transição.

2. Durante: como passar pela transição capilar

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por NOOR (@nnoorxo) em

Nessa etapa, quando o cabelo começa a crescer longe da química, você vai perceber que as coisas ficam mais práticas e menos teóricas. Para enfrentar essa etapa, vale a pena:

- Pesquisar e aprender mais sobre texturização capilar, que nada mais é do que a técnica para definir e enrolar as madeixas. Ela é muito útil durante a transição, especialmente para disfarçar as duas texturas do cabelo quando a raiz cresce natural e as pontas ainda estão alisadas.

- Comprar produtos específicos para transição é fundamental para garantir o cuidado especial com os ativos e nutrientes que as madeixas crespas e cacheadas precisam, especialmente nessa fase! Uma boa dica para fios em transição é a linha Óleo Extraordinário Cachos, de L'Oréal Paris.

- Entender o que é o big chop é uma boa alternativa se você não tem medo de radicalizar e quer se livrar do cabelo alisado de uma vez. Que tal um corte bem curtinho para tirar toda a química e deixar o visual estiloso? Clique aqui e saiba mais!

- Tentar manter distância do secador e chapinha é uma dica importante já que a ideia é assumir uma nova textura, certo? Quanto mais você se adaptar aos novos fios e ao look cacheado/crespo, melhor! De quebra, seu cabelo natural vai crescer mais forte e saudável.

- Apostar no cronograma capilar é importantíssimo para fazer com que a raiz cresça forte e o visual natural se mantenha saudável, alinhado e bem bonito! Se já quiser anotar como é a rotina certa de hidratação, nutrição e reconstrução, veja essa matéria aqui.

3. Depois: como adaptar a rotina ao novos cabelos

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MusesUniform (@musesuniform) em

- Mantenha os cuidados aprendidos na transição e continue apostando em técnicas que definam melhor os cachos, além de continuar com o cronograma capilar - agora adaptado para o seu tipo de fio!

- Descubra os produtos certos para o seu cabelo, especialmente em um bom creme de tratamento, creme de pentear e condicionador, que são indispensáveis no dia a dia da cacheada/crespa.

- Procure por cabeleireiros especialistas em fios cacheados e crespos, afinal, esse tipo de cabelo precisa de cortes e tratamentos bem específicos. Ter um profissional capacitado ao seu lado faz toda diferença!

- Passe a sua experiência adiante e contagie outras mulheres que precisarem de ânimo, força e dicas para renovarem o visual e assumirem sua beleza natural - assim como você fez!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais