Beleza Extraordinária

Transição capilar: dicas de como texturizar o cabelo para modelar os cachos

  • Começou a transição capilar? Confira dicas de como fazer cachos na parte lisa do cabelo! (Foto: Instagram @angiedivina)
  • Técnicas como dedoliss, fitagem, coquinhos e tranças ajudam a formar cachos na parte lisa do cabelo de quem está em transição capilar (Foto: Instagram @markele.dejanae)
  • O twist forma ondas ou cachos nas mechas lisas do cabelo de quem está em transição capilar (Foto: Instagram @hairromance)
Tela cheia
Previous Next
Começou a transição capilar? Confira dicas de como fazer cachos na parte lisa do cabelo! (Foto: Instagram @angiedivina)
  • Começou a transição capilar? Confira dicas de como fazer cachos na parte lisa do cabelo! (Foto: Instagram @angiedivina)
  • Técnicas como dedoliss, fitagem, coquinhos e tranças ajudam a formar cachos na parte lisa do cabelo de quem está em transição capilar (Foto: Instagram @markele.dejanae)
  • O twist forma ondas ou cachos nas mechas lisas do cabelo de quem está em transição capilar (Foto: Instagram @hairromance)

Passar pela transição capilar não é um dos momentos mais simples da vida, a gente sabe! Voltar aos cachos sem ter que fazer o big chop significa lidar com as duas texturas do cabelo: a raiz encaracolada e volumosa, e a parte alisada, ainda com química. É por isso que é legal aprender a texturizar os fios para criar cachos nas partes lisas e disfarçar essa diferença nas madeixas.

Para alegria de quem está entrando no mundo da transição, as técnicas para cachear o cabelo são várias: fitagem, twists, dedoliss, tranças e coquinhos usando óleo e creme são as mais conhecidas, sem contar o uso do difusor, da prancha e do babyliss. Confira as dicas para moldar os cachos e escolha as suas favoritas! 

5 formas de texturizar os cachos durante a transição capilar: 

1. Twist: é uma das técnicas mais simples e ótima para quem tem cabelo crespo. O ideal é que o cabelo esteja úmido, e não completamente molhado, e é por isso que o twist é curinga para o day after. 

- Divida o cabelo em pequenas mechas;

- Separe essas mechas em duas;

- Passe um pouco de óleo ou creme para pentear nelas;

- Torça como se estivesse fazendo uma trança de duas partes. Você pode dormir assim ou esperar algum tempinho até secar;

- Depois que secar, solte cada parte e pronto! Se quiser um efeito menos certinho, bagunce um pouco a raiz para criar volume.

2. Dedoliss: essa técnica nada mais é do que enrolar as partes lisas do cabelo com os dedos! Para fazer, os fios podem estar molhados, então é superprático moldar a parte lisa logo depois do banho. 

- Aplique um pouquinho de óleo capilar nas mãos, principalmente na parte dos dedos;

- Separe as mechas e enrole com os dedos da raiz até as pontas;

- Para fugir do efeito certinho e infantil, separe as mechas para dar mais volume, ou jogue os cabelos para baixo e bagunce levemente a raiz. 

3. Fitagem: nessa técnica, que é uma das mais conhecidas, geralmente se usa o creme para pentear para "amassar" o cabelo de baixo para cima, formando cachos na parte lisa. 

- Separe o cabelo em 4 ou mais partes, o que vai depender do volume das suas madeixas;

- Passe o creme enluvando mecha por mecha;

- Agora, passe o dedo entre a mecha, soltando os fios em mechas menores;

- Amasse cada mecha com as mãos das pontas em direção à raiz;

- Deixe secar naturalmente e pronto! 

4. Coquinhos: a técnica de fazer vários coques bem divididos no cabelo é boa para qualquer tamanho de fio, mas principalmente para os cabelos curtos. Vale fazer tanto com cabelos molhados quanto com úmidos. 

- Separe o cabelo em pequenas mechas com um pente fino: quanto mais grossa forem as mechas, mais largos os cachos ficarão;

- Torça cada mecha e vá enrolando até a raiz, formando coques por toda a cabeça;

- Prenda com elásticos finos e que não marquem o fio;

- Depois, solte os coquinhos quando o cabelo secar.

- Finalize aplicando óleo capilar em todo o cabelo, de forma sutil para não perder o formato dos cachos.

5. Tranças: nessa técnica não há segredo. Você pode tanto dormir com as tranças para acordar com o cabelo moldado no dia seguinte ou fazer trança com os fios molhados e secar com secador.

- Separe o cabelo em várias mechas, que precisam ser do tamanho que você quer o cacho;

- Trance cada mecha da forma tradicional, em 3 partes;

- Depois que secar, basta soltar as tranças com cuidado que a parte lisa do cabelo ficará cacheada ou ondulada. 

4 dicas para usar o difusor ou babyliss para cachear o cabelo durante a transição capilar

Há quem prefira texturizar o cabelo com fontes de calor, usando chapinha, difusor ou babyliss. Saiba que está liberado usar essas ferramentas, mas desde que elas não danifiquem o cabelo. Veja as dicas para usá-las da forma correta.

1. Sempre que for usar secador, difusor, chapinha ou babyliss, use um protetor térmico antes para não danificar os fios novos que estão crescendo!

2. Você pode usar o babyliss para modelar os cachos de partes do cabelo que ainda estão muito lisas.

3. A chapinha pode te dar uma ajuda na hora de criar cachos somente nas pontas do cabelo. 

4. Você também pode usar o difusor ou o secador para secar o cabelo durante a texturização, ao invés de ter que esperar os coquinhos ou as tranças secarem naturalmente.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais