Beleza Extraordinária

Transição capilar: como cuidar dos fios com duas texturas antes do big chop?

  • Quer saber como cuidar dos fios com duas texturas durante a transição capilar? Confira aqui! (Foto: Instagram @pizzapizza_nisa)
  • Para cuidar do cabelo cacheado durante a transição capilar, aposte em um cronograma de tratamentos (Foto: Instagram @dezidoesit)
  • Texturizações, penteados e acessórios são truques para te ajudar a lidar com as texturas diferentes durante a transição capilar (Foto: Instagram @keeahwah)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber como cuidar dos fios com duas texturas durante a transição capilar? Confira aqui! (Foto: Instagram @pizzapizza_nisa)
  • Quer saber como cuidar dos fios com duas texturas durante a transição capilar? Confira aqui! (Foto: Instagram @pizzapizza_nisa)
  • Para cuidar do cabelo cacheado durante a transição capilar, aposte em um cronograma de tratamentos (Foto: Instagram @dezidoesit)
  • Texturizações, penteados e acessórios são truques para te ajudar a lidar com as texturas diferentes durante a transição capilar (Foto: Instagram @keeahwah)

As mulheres que decidem abandonar de vez o alisamento e assumir o cabelo cacheado precisam passar pela transição capilar para recuperar a aparência natural dos fios. O processo começa no momento em que você decide parar de fazer escova progressiva e relaxamentos e só termina quando corta todas as pontas alisadas. Esse corte, apelidado de "big chop" vai retirar completamente a parte com química do cabelo e te ajudar a conquistar os tão sonhados cachos de uma vez.

Enquanto o momento de fazer o big chop não chega, saber como cuidar dos fios com duas texturas diferentes é essencial para controlar a ansiedade e a autoestima. Quer saber como? Então vem com a gente conferir as melhores dicas para tratar e finalizar os fios durante a transição capilar. É só continuar lendo!

Afinal, o que é transição capilar?

A transição capilar nada mais é do que o processo de recuperar a textura natural do cabelo. Ele acontece com as mulheres que fizeram alisamentos ou relaxamentos no passado e agora querem voltar à aparência original dos fios. Para isso, é necessário abrir mão das visitas ao salão para retocar a química, fazendo com que a raiz comece a crescer de forma natural, como era antes de você começar a alisar. 

Quando a pergunta “o que é transição capilar?” surge, o que muitas mulheres também querem saber é quanto tempo ela demora. A verdade é que o processo é muito individual e varia muito de acordo com as suas decisões. Como ele depende do ritmo natural de crescimento do cabelo, é preciso ter um pouco de paciência para começar a ver resultados, mas você também pode optar por fazer o big chop logo no primeiro mês e adotar um corte de cabelo curtinho para aproveitar os cachos mais rápido. 

Mas se você prefere continuar com o cabelo longo e vai adiar o corte por uns meses até atingir o comprimento que gosta, vale a pena seguir algumas dicas para potencializar a saúde dos fios e lidar com as texturas diferentes. 

Cronograma capilar é o segredo para cuidar do cabelo cacheado durante a transição 

Para conquistar um cabelo cacheado forte, saudável e lindo depois da transição capilar, é importante manter alguns cuidados na sua rotina de beleza antes mesmo do big chop. Isso porque a quebra é um problema comum durante o processo, já que a parte com química costuma ser mais frágil e arrebentar com facilidade. Por isso, invista em um cronograma capilar - intercalando hidratação, nutrição e reconstrução nas lavagens da semana - para oferecer todos os nutrientes de que a fibra precisa para se manter saudável. Além de trazer inúmeros benefícios para a aparência do cabelo, ele ainda ajuda a fortalecê-lo de dentro para fora e dar todas as condições necessárias para o crescimento rápido e resistente dos fios. 

Transição capilar antes e depois: como lidar com as texturas diferentes no meio tempo

Muita gente busca fotos do antes e depois da transição capilar para se inspirar e dar o primeiro passo em direção ao cabelo cacheado. Mas o que acontece nesse meio tempo, quando você precisa lidar com a raiz encaracolada e as pontas ainda alisadas? Existem truques que podem facilitar - e muito! - esse processo e te ajudar a se manter motivada até o dia do big chop. 

O primeiro deles é investir em acessórios e penteados que disfarcem essa diferença entre as texturas. Eles podem ser usados tanto no dia a dia - para te estimular a continuar no processo e não desistir nos dias de bad hair day - quanto em ocasiões especiais, como casamentos, formaturas e festas. 

Invista em texturização no dia a dia para lidar com a aparência diferente da raiz e das pontas

Na hora de finalizar o cabelo em transição capilar, investir em texturizações também é uma boa forma de uniformizar a aparência dos fios. Como a ideia é se acostumar com o cabelo cacheado, você pode tentar se afastar de secador, chapinha e babyliss, mas caso queira usá-los em ocasiões especiais, lembre-se de aplicar um bom protetor térmico para não ressecar os fios, ok?

Para igualar a parte alisada com a natural, aposte em técnicas de texturização naturais. Dedoliss, fitagem, twist e coquinhos são algumas das formas mais comuns de criar uma aparência homogênea e de quebra conquistar um visual cheio de estilo usando apenas o creme para pentear! 

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação