Tragédias da descoloração: veja as histórias de 5 mulheres reais + dicas para evitar problemas como cabelo elástico, poroso e ressecado

O tempo passa, as tendências mudam e o cabelo loiro continua queridinho entre as brasileiras! No entanto, para aderir aos fios descoloridos sem ter grandes problemas, é preciso seguir algumas dicas importantes - como fazer um tratamento intensivo antes e depois do procedimento, recorrer a um profissional de confiança e nunca esquecer do teste de mecha para verificar se a tinta não vai causar nenhum dano ao seu cabelo. Pensando nisso, para mostrar a importância de todos esses cuidados, o Beleza Extraordinária conversou com cinco mulheres que não tiveram uma experiência tão agradável assim quando descoloriram as madeixas para ficarem loiras ou platinadas. Confira a matéria para entender o que causou o problema e descobrir como elas recuperaram a fibra capilar!

Erros no processo estão entre os principais motivos para complicações na descoloração 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de apostar em um cabeleireiro de confiança na hora de fazer a coloração desejada, a experiência dessas mulheres vai te convencer! Veja os erros que prejudicaram os fios de cada uma delas: 

1 - Secador em 220 volts e água oxigenada de volume errado

Ohana Fernandes conta que, na época em que platinava o cabelo, já foi prejudicada duas vezes por conta de erros dos profissionais! Na primeira ocasião, depois de 6 meses descolorindo as madeixas sem nenhum problema, o uso de um secador em 220 volts por engano queimou o seu couro cabeludo e fez os fios se esfarelarem; na segunda, em uma nova tentativa de ficar platinada, foi o volume da água oxigenada que causou o problema. "Decidi economizar 100 reais e fui em outro cabeleireiro. Ele usou água oxigenada de 40 em vez de 30, mesmo eu tendo avisado que meu cabelo era fino e não aguentava", conta. O resultado? Mesmo usando um produto para proteger o encontro da raiz com a parte que já estava platinada, aconteceu o que ela temia: o descolorante caiu no comprimento e causou queda. 

2 - Falta do teste de mechas 

Camila Ross também precisou lidar com o cabelo danificado por conta de um erro do cabeleireiro. Mas, no seu caso, o problema foi a falta do teste de mechas - que é um passo indispensável para verificar se o procedimento da vez não é incompatível com químicas anteriores. "Fui ao salão com o intuito de fazer uma californiana para o meu aniversário de 25 anos; saí loira e com o cabelo completamente detonado, todo emborrachado, elástico. Cortei curtinho três dias depois", relembra. Hoje, a jovem ama os fios mais curtos e nem consegue ficar com o cabelo muito longo; mas, na época, ela conta que a mudança forçada não foi nada agradável: "eu chorei um pouco. Sempre tive cabelo grande e cortar seria algo meio radical". 

3 - Descolorante por muito tempo no cabelo 

Depois de ter lidado com um corte químico - que lhe causou uma franja indesejada - quando fez descoloração e progressiva nos fios, Bianca Rangel tomou o cuidado de nunca mais misturar duas químicas para não ter que lidar com o problema de novo. No entanto, anos depois, quando fez a descoloração com uma cabeleireira que não era de sua confiança, a elasticidade da fibra capilar acabou prejudicada. "Ela deixou o descolorante muito tempo no meu cabelo. Como ele é frágil, isso foi suficiente para deixar os fios elásticos. Conforme eu ia penteando, mesmo com cuidado, eles iam se partindo", explica. 

Cabelo precisa estar fortalecido para passar pela coloração sem danos 

Do mesmo modo que alguns cabeleireiros cometem erros que danificam os fios, outros avisam quando o cabelo não está apto para determinado procedimento. Mas, como a vontade de mudar o look acaba falando mais alto, o alerta do profissional nem sempre é ouvido e as madeixas acabam mesmo prejudicadas - como aconteceu com Stephanie Rodrigues e Paula Tavares.  

Com a primeira, a complicação surgiu quando ela decidiu trocar o ruivo pelo platinado: "procurei um profissional e ele me explicou que, se eu aplicasse o descolorante no meu cabelo, que estava cheio de tinta com pigmento vermelho, ele ia sofrer demais! Seria uma mudança muito brusca. Mas, teimosa, aceitei o desafio, sabe?", afirma. Assim, Stephanie fez o procedimento e até curtiu o resultado no início; só que, com o tempo, percebeu como o cabelo ficou elástico e danificado.  

Já com Paula, a sensibilidade da fibra capilar por conta do uso de alisamentos foi a responsável pelo problema. Quando bateu a vontade de ficar loira, ela decidiu apostar em um ombré hair com várias mechas - e, mesmo alertada pelo profissional sobre a possibilidade de danos por causa da química que já usava, resolveu ir até o fim! "Realmente, aconteceu o que ele falou. Meu cabelo ficou suuuuper elástico, a ponto de não poder passar os dedos enquanto estivesse muito molhado, porque agarrava e arrebentava", diz. 

Não precisa desistir do loiro: rotina de cuidados intensa ajuda a recuperar os fios e evita novas complicações

Se dá para tirar algo bom de experiências ruins como essas, sem dúvidas, é o cuidado maior com as madeixas. Após precisarem lidar com os fios danificados, as entrevistadas contam que começaram a investir em tratamentos profundos para recuperarem a fibra capilar e, também, passaram a tomar  todas as precauções necessárias  para não terem mais nenhuma surpresa na hora da coloração. 

"Foi aí que comecei a cuidar do meu cabelo de verdade. Passei a fazer hidratação, reconstrução, e o óleo de coco virou meu melhor amigo. Não tinha costume de usar nada além de shampoo e condicionador, mas passei a aplicar leave-in com proteção térmica e filtro solar", conta Bianca Rangel, que hoje exibe o cabelo loiro do jeito que queria sem nenhum problema. 

Paula Tavares, que também não desistiu do loiro dos seus sonhos, aprendeu a importância de tratar bastante as madeixas para que os fios aguentem os retoques do alisamento e a descoloração sem grandes problemas. "É um procedimento delicado, né? Então, se eu não tratar, o cabelo vai mesmo ficar feio, desidratado e elástico", diz. 

Ohana Fernandes, atualmente, aposta em moderninhas mechas roxas. Mas, depois de duas complicações por conta de erros profissionais, já aprendeu todos os cuidados necessários e não desistiu do look: "jamais! Quando meu cabelo estiver cem por cento, platino de novo", afirma. 

 

Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/tragedias-da-descoloracao-veja-as-historias-de-5-mulheres-reais-dicas-para-evitar-problemas-como-cabelo-elastico-poroso-e-ressecado" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/tragedias-da-descoloracao-veja-as-historias-de-5-mulheres-reais-dicas-para-evitar-problemas-como-cabelo-elastico-poroso-e-ressecado", "name": "tragedias-da-descoloracao-veja-as-historias-de-5-mulheres-reais-dicas-para-evitar-problemas-como-cabelo-elastico-poroso-e-ressecado" } } ] }