Beleza Extraordinária

Trabalhando de casa? Descubra qual é a melhor rotina de cronograma capilar para você nesse momento

  • Veja como fazer um cronograma capilar em casa para as necessidades do seu cabelo (Foto: Instagram @chelliscurls)
  • Os cabelos lisos também precisam de uma rotina de cronograma capilar (Foto: Instagram @ingridnilsen)
  • Veja como aliar hidratação, nutrição e reconstrução capilar para cuidar do seu tipo de cabelo (Foto: Instagram @tashimrod)
Tela cheia
Previous Next
Veja como fazer um cronograma capilar em casa para as necessidades do seu cabelo (Foto: Instagram @chelliscurls)
  • Veja como fazer um cronograma capilar em casa para as necessidades do seu cabelo (Foto: Instagram @chelliscurls)
  • Os cabelos lisos também precisam de uma rotina de cronograma capilar (Foto: Instagram @ingridnilsen)
  • Veja como aliar hidratação, nutrição e reconstrução capilar para cuidar do seu tipo de cabelo (Foto: Instagram @tashimrod)

Uma grande vantagem de trabalhar em casa é o tempo que você economiza sem precisar se deslocar de casa até outro lugar. Esses minutinhos extras - ou mesmo horas, dependendo da sua rotina - podem ser usados em outras tarefas do dia a dia, como nos cuidados com o cabelo. Se você trabalhava fora e passou a fazer home office, pode sobrar tempo para apostar em um cronograma capilar caprichado e frequente.  

Com mais tempo em casa, você pode investir em todos os cuidados que o seu cabelo precisa para ficar bonito e saudável. E, para dar aos seus fios tudo o que eles precisam, é fundamental montar um cronograma que combine com as necessidades do seu tipo de cabelo. Quer saber como fazer isso? Confira 4 opções de cronograma capilar e escolha a melhor para você. 

1. Rotina de cronograma capilar para cabelos coloridos

Se você tem cabelos coloridos, é importante apostar na reconstrução e na hidratação para fortalecer os fios e evitar o ressecamento, duas possíveis consequências do uso de químicas. Além disso, você também pode apostar no banho de brilho, que pode ser feito em casa e ajuda a prolongar a duração da coloração.

A reconstrução deve ser feita a cada duas semanas, para recuperar a fibra danificada e evitar a quebra dos fios, principalmente se você precisou descolorir o cabelo. Já a hidratação deve ser feita duas vezes por semana, para deixar os fios macios e evitar o ressecamento das pontas. A nutrição entra uma vez por semana e devolve os óleos e nutrientes perdidos. Além disso, não se esqueça de apostar em uma linha de shampoo e condicionador especial para cabelos coloridos, que ajuda a manter a cor viva e bonita. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Aleja (@alittlealeja) em

2. Rotina de cronograma capilar para cabelos ressecados

Não é segredo que a principal causa de ressecamento nos cabelos é a perda de água, né? Por isso, se o seu cabelo está ressecado, é fundamental apostar na hidratação caprichada. Além disso, também é importante evitar alguns fatores que podem contribuir para aumentar a desidratação dos fios, especialmente das pontinhas.

Na hora de montar o cronograma capilar para esse tipo de fio, a hidratação deve entrar duas vezes por semana, apostando em uma máscara de tratamento indicada para o seu tipo de cabelo. Você pode fazer a nutrição uma vez por semana, usando um produto que contenha óleos vegetais em sua composição. Já a reconstrução deve ser feita quinzenalmente para fortalecer os fios. Não se esqueça, também, de apostar em um protetor térmico sempre que usar ferramentas de calor, como o secador, para evitar que as pontas fiquem ressecadas. 

3. Rotina de cronograma capilar para cabelos oleosos

As donas de cabelos oleosos, muitas vezes, deixam os cuidados de lado, acreditando que esse tipo de fio não precisa de hidratação e outros tratamentos. Mas isso é um erro, já que, para manter as madeixas saudáveis, é preciso ter cuidados regulares com elas. A regra de ouro do cabelo oleoso é nunca aplicar nada na raiz. A hidratação é a etapa principal do cronograma capilar para esses fios.  

Como esse tipo de cabelo já tem bastante oleosidade natural, você não precisa de nutrições tão frequentes. Elas podem ser feitas quinzenalmente, enquanto a reconstrução capilar deve ser feita uma vez por mês. Já as hidratações devem ser feitas uma ou duas vezes por semana, caso as pontas estejam ressecadas. Além disso, você pode apostar em produtos que contenham óleo de rícino, que - além de fortalecer os fios e favorecer o crescimento - ajudam a controlar o excesso de óleo na raiz

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

4. Rotina de cronograma capilar para cabelos cacheados

Para os cabelos cacheados que não recebem nenhum tipo de química, a nutrição é a etapa mais importante do cronograma capilar. Como a oleosidade natural desse tipo de fio tem mais dificuldade de se espalhar por causa da curvatura, é importante usar o tratamento para repor os óleos. Mas isso não significa que os outros não sejam importantes, viu?

A dica é apostar na nutrição de uma a duas vezes por semana e fazer uma hidratação caprichada uma vez por semana, que evita o ressecamento. A reconstrução entra no cronograma uma vez por mês em cabelos saudáveis e duas vezes, no caso de fios danificados. Além disso, você pode apostar na umectação uma vez por semana, usando um óleo capilar para nutrir os cachos e deixá-los super macios. O óleo capilar também pode entrar na rotina se você adicionar algumas gotinhas à sua máscara de tratamento preferida.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação