Beleza Extraordinária

Touca térmica: saiba o que ela pode fazer pelos seus cabelos

  • Descubra os benefícios da touca térmica para o cabelo e saiba como usá-la da forma correta
Tela cheia
Previous Next
Descubra os benefícios da touca térmica para o cabelo e saiba como usá-la da forma correta

Segredo de beleza antigo costuma ter um crédito a mais, mas é sempre bom descobrir as origens de alguns rituais e verificar se eles continuam valendo para os dias de hoje. É o caso da touca térmica. A cabeleireira Sonia Nesi revela porque esse acessório é usado por tantas mulheres há várias gerações e ensina a conseguir os melhores resultados na hora da hidratação.

Calor ajuda o fio a receber melhor o produto

O calor é um velho amigo da hidratação dos cabelos. Em altas temperaturas as escamas dos fios costumam se abrir e recebem melhor o conteúdo do produto que foi passado nas madeixas. A touca térmica sempre foi parceira das mulheres em casa e, mesmo que ela não seja muito usada nos salões, os profissionais têm os seus equipamentos equivalentes: " nós usamos aparelhos de última geração como o Climazon, que aceleram processos de coloração e química", conta a cabeleireira.

A novidade é que algumas máscaras de tratamento atuais - geralmente as usadas por profissionais - não precisam mais do calor para fazer efeito. "Esses novos produtos são "catiônicos", por si só já entram na fibra capilar", explica a hairstylist. A dica é conferir se as instruções do produto exigem algum tipo de touca e só usar quando necessário.

Para não causar danos, a touca precisa ser usada da maneira certa

Segundo Sonia, é preciso observar se o uso é realmente fundamental porque, em alguns casos, o calor excessivo pode fazer mal ao couro cabeludo. "Quem tem cabelo fino costuma ter excesso de gordura na raiz e a touca vai potencializar o problema", explica a profissional, que aconselha a só usar toucas com termostato embutido: "caso contrário pode haver ressecamento dos fios e até a queima do couro cabeludo", revela. Por esse motivo o tempo máximo para a ação de altas temperaturas nos fios é de 20 minutos, o suficiente para não danificar a área.

Use o calor de uma outra forma

Uma alternativa ao uso das toucas térmicas está em usar toalhas quentes para envolver os cabelos durante a hidratação. "Acho até melhor do que uma touca térmica", diz a dona do Studio de Beleza Sonia Nesi, que revela que as toucas de isopor e alumínio, aquelas que usam o próprio calor da cabeça para abafar a cabeça, não conseguem os mesmos efeitos.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação