Beleza Extraordinária

Topetes: dicas para fazer o penteado durar a noite toda

  • Desfiar o cabelo e fazer o uso correto de finalizadores como mousse e spray são passos importantes para manter um topete durante a noite toda
Tela cheia
Previous Next
Desfiar o cabelo e fazer o uso correto de finalizadores como mousse e spray são passos importantes para manter um topete durante a noite toda

Topete é um daqueles detalhes que levantam qualquer produção e conferem atitude ao look. Mas do que adianta sair de casa poderosa e terminar a noite com um volume murcho e a estrutura do penteado completamente modificada? Em entrevista ao Beleza Extraordinária o cabeleireiro Jeff Sampaio ensina a manter intacto um topete volumoso. Anote as dicas e conquiste uma produção duradoura.

Escolha produtos que estejam de acordo com o seu tipo de cabelo

Segundo Jeff, o primeiro passo para conseguir um topete volumoso que vai durar a noite inteira é aplicar mousse nos fios ainda úmidos e escolher a versão certa do produto: "quem tem cabelo normal ou grosso pode usar a fixação média, mas mulheres de madeixas lisas e finas precisam procurar mousses de fixação forte", conta. Depois disso é a hora de usar o secador para ver os efeitos do produto: "seque sempre para cima levantando a raiz na área do topete", aconselha.

Desfiar garante um volume resistente por horas

Para criar topetes grandes, daqueles que incrementam qualquer penteado, o segredo é usar o próprio cabelo como sustentação. Desfiar os fios com um pente vai trazer volume e estabilidade para eles, já que nesse formato mais "embolado" a estrutura raramente se mexe ou sai do lugar. Para garantir que o topete vai permanecer intacto, o profissional aconselha fazer esse processo em camadas: "desfie uma parte, aplique spray fixador para dar uma encorpada e passe para a segunda camada", indica. Para Jeff, as únicas que podem dispensar esse processo são as donas de fios mais grossos: "elas podem desfiar toda a área de uma vez e só passar um pouco de spray no final", revela. A finalização pode ser seita aos poucos com a mão ou com um pente que vai alisando a estrutura por cima para se livrar do aspecto bagunçado.

Bobes podem ser usados para conseguir topete mais discreto

Se a intenção é criar apenas uma elevação discreta na frente para dar graça a penteados como rabos de cavalo e coques, os bobes podem ser uma solução mais prática. Depois de realizar as mesmas pré-etapas com mousse e secador, enrole o acessório na área do topete e aplique spray fixador quando acabar. Segundo jeff dois bobes médios costumam dar conta do recado perfeitamente: "como a região é pequena, essa quantidade consegue abranger tudo e o tamanho intermediário não permite que o topete fique muito caído para trás - o que acontece quando se usa a versão grande", revela o expert, que indica um tempo de espera de 15 minutos para a retirada.

Hora de desmanchar o topete exige muito cuidado

Algumas mulheres se preocupam em estragar o cabelo na hora de desfiar quebrando alguns fios, mas para Jeff o perigo não está nessa etapa do penteado: "o risco de quebra ocorre na hora de desfazer o topete. Não pode chegar em casa e lavar direto com shampoo. Como vai estar embaraçado e com muito fixador, o ideal é molhar, aplicar o condicionador e ir desembaraçando aos poucos", conta o expert deixando claro que, depois que os fios estiverem desembolados, a lavagem pode acontecer normalmente.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!