Beleza Extraordinária

Tonalizante: saiba tudo sobre a tinta sem amônia com um guia completo

  • Saiba tudo sobre o tonalizante de cabelo e tire suas dúvidas antes de começar a coloração (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Saiba tudo sobre o tonalizante de cabelo e tire suas dúvidas antes de começar a coloração (Foto: Juliana Coutinho)

Como usar o tonalizante? Qual é a diferença dele para a tinta permanente? Se você quer colorir os cabelos com o produto sem amônia, mas ainda tem algumas dúvidas, veio ao lugar certo! Separamos um guia completo sobre a tinta semi-permanente com tudo que você precisa saber antes de clarear ou escurecer as madeixas.

Veja o que é, quando usar e por que escolher o tonalizante para a sua próxima transformação no look!

O que é o tonalizante? Saiba qual a função do produto no cabelo

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Se você procura uma coloração menos agressiva e temporária, o tonalizante é o tipo perfeito. O que acontece é que por ser livre de amônia e ter baixa concentração de água oxigenada na fórmula, ele não é capaz de penetrar na parte mais profunda da fibra capilar - e, por isso, sua função é colorir o fio de forma temporária.

Quando usar? Essas características fazem da tinta semi-permanente a opção ideal para dar um banho de brilho no visual, explorar novas nuances dentro da cor atual do fio, cobrir os primeiros cabelos brancos, tirar o efeito amarelado dos cabelos ou até amenizar o efeito desbotado das tintas permanentes.

Qual a diferença entre tintura e tonalizante?

A principal diferença entre tinta permanente e tonalizante está na forma como os dois agem nos cabelos. Enquanto a tintura atua dentro da fibra capilar, o tonalizante cria apenas uma película ao redor do fio, agindo de forma mais superficial. 

De qualquer maneira, a escolha entre tinta permanente e tonalizante depende de muitos fatores - como a necessidade de cada mulher, o nível de danos nas madeixas e quanto tempo deseja ficar com a cor nova nos cabelos. Vale ponderar tudo isso e entender a melhor opção para o visual!

Quanto tempo deixar o tonalizante no cabelo?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

É normal cometer o erro de deixar o tonalizante mais tempo nos fios na esperança de que isso deixe a cor mais bonita no resultado final. Mas, isso não é verdade, viu? É muito importante respeitar o tempo de ação indicado na caixinha pelo fabricante para evitar surpresas desagradáveis com o tom diferente do desejado nos cabelos.

Por sinal, é importante lembrar que todas as instruções estão na caixinha: a ordem de aplicação, quanto tempo deixar a química agindo, o que usar nas madeixas depois da coloração... todas as dúvidas estão respondidas lá, nada de seguir as próprias regras!

Pode usar tonalizante no cabelo seco? 

A forma de aplicar o tonalizante nos cabelos é um pouquinho diferente do passo a passo de aplicação da tinta, e a explicação é simples: se o cabelo estiver seco e um pouco mais sujo, a oleosidade natural dos fios pode atrapalhar na penetração do tonalizante, por isso, é preciso lavar os fios com um shampoo anteriormente e, depois, com os cabelos levemente úmidos, usar a tinta semi-permanente.

Qual é o melhor tonalizante de cabelo? Veja as dicas para escolher!

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Apesar de ser uma coloração menos agressiva, o tonalizante ainda é um tipo de química - por isso, é preciso escolher um bom produto, que tenha o máximo de benefícios na fórmula do tonalizante. Na hora de ir às compras, dê prioridade para aqueles que ofereçam brilho intenso e tenham ativos que tratem os fios durante o processo.

O Casting Creme Gloss, tonalizante de L'Oréal Paris, é uma boa opção para quem quer um visual com brilho garantido. Já conhece? Ele tem fórmula com geleia real que garante muito mais nutrição na fibra capilar e promete um visual 4x mais brilhoso. Fica a dica!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais