Beleza Extraordinária

Tonalizante para cabelos com luzes: descubra como aplicar e quais tons apostar para tonalizar as mechas mais claras

  • O tonalizante por cima das mechas loiras pode intensificar a cor e garantir brilho extra na nuance escolhida (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • O tonalizante aplicado por cima das luzes também pode evitar que as mechas fiquem amareladas ou alaranjadas (Foto: Instagram @stephanie_stylist)
  • O tonalizante por cima das luzes pode abrir 1 tom acima ou escurecer mais de 4 (Foto: Instagram @alexisdavilaa)
Tela cheia
Previous Next
O tonalizante por cima das mechas loiras pode intensificar a cor e garantir brilho extra na nuance escolhida (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • O tonalizante por cima das mechas loiras pode intensificar a cor e garantir brilho extra na nuance escolhida (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • O tonalizante aplicado por cima das luzes também pode evitar que as mechas fiquem amareladas ou alaranjadas (Foto: Instagram @stephanie_stylist)
  • O tonalizante por cima das luzes pode abrir 1 tom acima ou escurecer mais de 4 (Foto: Instagram @alexisdavilaa)

Para quem faz luzes no cabelo, a dúvida sobre a aplicação de um tonalizante por cima das mechas é muito comum. O processo das luzes é feito apenas com coloração permanente ou descolorante, já que são esses produtos que conseguem clarear melhor os fios, mas o tonalizante pode ser usado por cima para vários outros resultados: intensificar a cor, matizar os fios - evitando o temido aspecto amarelado - ou escurecer o cabelo, no caso de quem não gostou do resultado e quer voltar à cor antiga.

Mas em que tom de tonalizante apostar e como fazer esse processo? Confira todos os detalhes!

Tonalizante serve para matizar o cabelo loiro e evitar mechas amareladas

Quem tem a base do cabelo escura sabe que as luzes loiras podem ficar amareladas depois de algum tempo, principalmente para quem não fez uma pré-coloração antes de clarear os fios. Se esse é o seu caso, saiba que o tonalizante por cima das luzes pode neutralizar o amarelo e corrigir o tom de loiro para aquele que você escolheu. Esse processo, que é chamado de matização, deve ser feito apenas do comprimento para as pontas do cabelo, porque a raiz natural tende a ficar com uma cor muito mais clara. 

Como fazer: Para matizar os fios amarelados com tonalizante, é preciso que ele tenha reflexos violeta, tom que consegue neutralizar o amarelo. Basta olhar os números da caixinha que vêm após o ponto: geralmente, são os números 8 ou 9. Já para quem está com as luzes puxadas para o laranja, a dica é escolher os tonalizantes com reflexos acinzentados (número 1 depois do primeiro número - como o 810 de Casting), que ajudam a deixar o loiro mais frio. 

Tonalizante depois das luzes ajuda a clarear e dá banho de brilho nos cabelos

Os tonalizantes não são capazes de clarear um cabelo: por isso, são usadas tinturas permanentes, porque elas depositam os pigmentos dentro da fibra capilar, enquanto o tonalizante apenas fixa na camada superficial do fio. No entanto, eles ajudam a "abrir" a cor das luzes, clareando apenas poucos tons. Além disso, eles conseguem intensificar a cor através dos banhos de brilho, porque podem ser misturados à máscaras de tratamento. O fato de não conter amônia também ajuda a hidratar o cabelo.   

Como fazer: A dica é escolher um tonalizante da mesma cor da tintura permanente que você usou para as luzes. O tonalizante dura cerca de 28 lavagens e o retoque pode ser feito em um intervalo de 15 dias.

Tonalizante também pode escurecer mechas muito claras de loiro

Para quem fez luzes e não gostou do resultado pelo tom de loiro ter ficado claro demais, o tonalizante por cima das mechas também pode escurecer os fios. Essa é uma boa técnica para quem quer voltar à cor anterior sem agredir as madeixas com uma nova coloração permanente por cima. O tonalizante escurece facilmente o cabelo porque os pigmentos não precisam entrar no fio, ou seja, não é preciso alterar a cor base dos cabelos como acontece com a tintura permanente: os pigmentos do tonalizante escolhido vão ficar exatamente da cor que você escolheu. 

Como escolher: Para voltar a um tom castanho claro, por exemplo, o tonalizante pode ser de 1 a 2 tons mais escuros que o cabelo e o processo pode ser feito em casa. Mas para quem quer escurecer 3 tons ou mais, a dica é procurar um profissional e fazer o processo aos poucos. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais