Beleza Extraordinária

Tonalizante para cabelo: 9 vantagens de incluir o produto na sua rotina de cuidados com a cor

  •   Tonalizante muda a cor do cabelo e hidrata os fios ao mesmo tempo. Saiba como usar! (Foto: Instagram @kakakakerry)
  • O tonalizante loiro ajuda a evitar o aspecto amarelado da coloração (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • O tonalizante preto é perfeito para realçar o brilho da cor escura (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  • O tonalizante sem amônia pode ajudar a retocar a cor de uma forma mais suave (Foto: Instagram @makeupbydenise)
Tela cheia
Previous Next
Tonalizante muda a cor do cabelo e hidrata os fios ao mesmo tempo. Saiba como usar! (Foto: Instagram @kakakakerry)
  •   Tonalizante muda a cor do cabelo e hidrata os fios ao mesmo tempo. Saiba como usar! (Foto: Instagram @kakakakerry)
  • O tonalizante loiro ajuda a evitar o aspecto amarelado da coloração (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • O tonalizante preto é perfeito para realçar o brilho da cor escura (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  • O tonalizante sem amônia pode ajudar a retocar a cor de uma forma mais suave (Foto: Instagram @makeupbydenise)

O tonalizante de cabelo é perfeito para quem procura uma coloração menos agressiva. Ele é ideal para fazer aquela transformação dos sonhos de forma mais sutil, sabe? E o melhor: com um resultado de fios extremamente brilhosos!

Também conhecido como tinta semi permanente, o tonalizante não contém amônia, mas consegue intensificar a cor ao depositar seus pigmentos apenas na camada superficial dos fios. O legal é que, seja qual for a cor do seu cabelo e do tonalizante escolhido, o produto dá um verdadeiro banho de brilho por causa da ausência da água oxigenada.

Na matéria, o Beleza Extraordinária te dá x vantagens de incluir os tonalizantes no seu haircare. Vem ver!

1. Tonalizante sem amônia pode ser usado em todos os tipos de cabelo

A principal vantagem do tonalizante é que ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo! Nos cabelos com coloração permanente, ele é a opção perfeita para retocar a cor de forma menos agressiva. Já nos fios naturais, o tonalizante intensifica a nuance sem mudar de cor, o que é ideal para quem não quer ter uma rotina de coloração intensa.

Quem faz químicas como alisamento ou relaxamento também pode apostar no tonalizante sem amônia, já que o produto não desgasta ainda mais a fibra capilar por não conter água oxigenada - a única indicação é esperar 15 dias entre a técnica e a coloração. As donas de fios brancos também podem usar o produto para disfarçar os fios grisalhos e tirar o temido efeito amarelado de forma temporária.

2. Tonalizante muda a nuance dos fios e hidrata ao mesmo tempo

Já aconteceu de você querer mudar a cor do seu cabelo continuando na mesma nuance? Sabia que o tonalizante é ideal nesse caso? O produto não tem o poder de clarear ou escurecer muitos tons: o que ele consegue fazer é passear entre as cores, mudando suavemente a tonalidade. O produto clareia ou escurece, geralmente, apenas dois tons em relação à cor base.

Por exemplo, se você tem cabelo castanho escuro, consegue chegar em um de preto ou em tons como chocolate e castanho médio. Já se você tem os fios castanhos, consegue chegar em um tom de ruivo puxado para o cobre. Veja, aqui embaixo, a lista de numeração de cores base e reflexos que serve tanto para tonalizantes, quanto para colorações - ter essa noção ajuda a prever o resultado final da transformação! 

Primeiro número (cor base)

1 - Preto absoluto

2- Preto natural

3 - Castanho escuro

4 - Castanho médio

5 - Castanho claro

6 - Louro escuro

7 - Louro médio

8 - Louro claro

9 - Louro muito claro

10 - Louro claríssimo

Números secundários (reflexos)

1 - Reflexo cinza

2 - Reflexo irisado ou mate

3 - Reflexo dourado

4 - Reflexo acobreado

5 - Reflexo acaju

6 - Reflexo vermelho

7 - Reflexo marrom ou chocolate

8 - Reflexo Azul

9 - Reflexo verde/mate ou violeta

3. Cabelos naturais que precisam de brilho podem usar tonalizante

Quem tem cabelo natural e quer deixar a cor mais viva também pode aproveitar o tonalizante na rotina capilar. Ele não vai ressecar as madeixas e vai dar um banho de cor e brilho que vai saindo com as lavagens. Ou seja, você tem a vantagem de não precisar retocar a cor conforme raiz for crescendo. É uma boa dica para você fazer testes com cores diferentes no seu cabelo natural antes de apostar na coloração permanente - se essa for a sua vontade. 

4. Como usar tonalizante: veja o passo a passo de aplicação do produto em casa

Uma das maiores vantagens de usar o tonalizante é que é muito fácil aplicar esse tipo de coloração sozinha, sem ajuda de um profissional. Dá só uma olhada no passo a passo: 

1º passo: em um recipiente plástico, misture o creme revelador e o colorante até ficar bem homogêneo;

2º passo: separe o cabelo em mechas e use um pincel para colorir uma mecha de cada vez, começando pela raiz e indo até as pontas;

3º passo: massageie bem o cabelo depois da aplicação, para garantir que a coloração seja bem espalhada por todos os fios;

4º passo: aguarde o tempo de ação do produto, de acordo com o indicado na caixinha;

5º passo: enxágue bem o cabelo, retirando totalmente o produto;

6º passo: aplique o condicionador de tratamento, enxágue novamente e finalize o cabelo como você preferir.

5. Tonalizante para cabelo loiro evita o aspecto amarelado

O tonalizante loiro tem várias vantagens: ele consegue clarear os fios de forma suave, intensificar a cor, matizar as madeixas (evitando o temido aspecto amarelado) ou escurecer o cabelo. E se você tem luzes, saiba que eles também são ótimas opções para "abrir" a cor das mechas, clareando de um a dois tons. Geralmente, você consegue ir da nuance loiro escuro até o loiro claro e do loiro claro até o claríssimo. 

Para matizar os fios amarelados com tonalizante, é preciso que ele tenha reflexos violeta, tom que consegue neutralizar o amarelo. Na caixinha, o número do reflexo vem após o ponto: geralmente, nesse caso, são os números 8 ou 9. 

Já para quem está com as luzes puxadas para o laranja, a dica é escolher os tonalizantes com reflexos acinzentados (número 1 depois do primeiro número - como o 810 de Casting Creme Gloss), que ajudam a deixar o loiro mais frio.

6. Tonalizante vermelho: procure por cores como borgonha, acaju e marsala 

Se você é ruiva ou usa coloração permanente em tom de vermelho pode apostar nos tonalizantes para evitar o desbotamento da cor - já que os fios ruivos desbotam com mais facilidade do que outras cores. Se você pretende retocar a raiz, vale procurar por um tonalizante ruivo que seja bem próximo ou igual à cor do seu cabelo. 

Já se você quer experimentar ter fios ruivos de forma temporária, procure por tonalizante marsala, borgonha, acaju e ameixa. Vale lembrar, mais uma vez, que os tonalizantes só mudam ou ou dois tons, dependendo da cor atual do seu cabelo. 

7. Tonalizante castanho escuro: saiba como alcançar o tom

O cabelo castanho escuro é considerado um dos mais elegantes e versáteis, já que combina com praticamente todos os tipos de pele. Se você pretende alcançar esse tom com o tonalizante, vale se guiar pela tabela de coloração: como o produto só consegue clarear ou escurecer até dois tons, você alcançar essa nuance se tiver cabelo preto, castanho médio ou castanho claro. Você pode usar o tonalizante chocolate para essa transformação e aproveitar para apostar numa das tendências de cor para o próximo ano.

Agora, se o seu cabelo for naturalmente castanho escuro, lembre-se que você pode escolher a mesma cor para dar um banho de brilho nos fios, retocar a raiz e deixar o cabelo mais uniforme. Para clarear, nesse caso, o ideal é apostar no tonalizante castanho claro.

8. Tonalizante para cabelo preto realça o brilho dos fios

Cabelos pretos hidratados costumam exibir um brilho poderoso, né? E o tonalizante realça ainda mais essa luminosidade nas madeixas! A dica para quem tem cabelo preto, seja natural ou com coloração, é misturar o tonalizante a uma máscara de tratamento para devolver o brilho que a cor acaba perdendo com o passar dos dias ou com agressões externas, como sol e vento. 

Para o fazer, você vai precisar de uma máscara bem hidratante na cor branca, livre de pigmentos coloridos, além de uma ampola de tratamento. Já o tonalizante preto precisa ser da cor exata do seu cabelo -  preto com nuances acinzentadas ou preto azulado.

9. Tonalizante para cabelo branco evita o aspecto amarelado

Se você começou a ter cabelos brancos e quer uma solução para cobri-los ou tirar o aspecto amarelado que pode ficar nos fios grisalhos, o tonalizante é opção ideal para você - tanto pela praticidade quanto pelo resultado natural e sem agressão às madeixas. O legal é que dá para apostar no produto tanto para manter a sua cor de cabelo como para aproveitar outras nuances. 

No entanto, a coloração semi permanente só é indicada se os fios brancos atingirem só 40% do seu cabelo. Se você tiver uma quantidade maior de cabelos grisalhos, o recomendado é a coloração permanente.

 

Redação: Beatriz Doblas.

 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação