Beleza Extraordinária

Tonalizante: o que é e para que serve? Veja qual é o melhor e quais são as diferenças entre tintura temporária e permanente

  • Saiba tudo sobre o tonalizante de cabelo e entenda por que apostar na tintura semi-permanente (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Saiba tudo sobre o tonalizante de cabelo e entenda por que apostar na tintura semi-permanente (Foto: Juliana Coutinho)

O tonalizante é um dos queridinhos no universo da coloração: ele é bem menos agressivo aos cabelos, faz o papel de tintura semi-permanente nas transformações e consegue até cobrir os primeiros fios brancos! Mas como escolher o melhor tonalizante? Qual é a diferença dele para a tinta permanente?

Para tirar as dúvidas de uma vez por todas, criamos um guia sobre o tonalizante: agora, é só continuar lendo a matéria para saber o que é, para que serve e quando usá-lo na hora de colorir os cabelos. 

O que é e para que serve o tonalizante?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

O que é: o tonalizante é um tipo de coloração menos agressiva para o cabelo. Assim, esse produto é capaz de tingir com um ar mais natural.

Como funciona: o tonalizante não tem amônia e apresenta baixa concentração de água oxigenada na sua fórmula. Essas duas características fazem com que o produto não penetre na parte mais profunda da fibra capilar - por isso sua ação é temporária. 

Para que serve: a tinta semi-permanente é perfeita para quem quer dar um banho de brilho no visual, está em busca de novas nuances dentro da própria cor, quer disfarçar poucos fios brancos, tirar o efeito amarelado dos fios ou combater o efeito desbotado.

Como escolher o melhor tonalizante para os cabelos?

Na hora de comprar o tonalizante, é importante analisar dois aspectos principais:

- O primeiro deles é a cor que você deseja. Não faltam nuances, tons e cores disponíveis, né? Quanto mais variedade, mais chances de você encontrar o tom exato que buscava para o seu visual!

- Depois disso, é importante analisar os benefícios da fórmula do tonalizante. É fundamental procurar por produtos que ofereçam aspecto natural e nutrição intensa aos cabelos - esses fatores interferem diretamente no aspecto brilhoso ao fim do procedimento.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Dica extra: se o banho de brilho é prioridade, vale conhecer o Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris! Além da coloração com fórmula sem amônia, o produto garante tratamento intenso feito com Geleia Real. Isso ajuda a nutrir a fibra capilar deixando os cabelos com aspecto muito mais macio e sedoso.

O que é melhor: tonalizante ou tintura permanente?

Quem pretende colorir os cabelos logo cai na dúvida de qual produto escolher: tonalizante é melhor do que coloração permanente? Os dois são a mesma coisa? Antes de decidir, é importante saber que os dois têm propostas diferentes:

- O tonalizante clareia apenas 1 ou 2 tons do cabelo, a tinta permanente clareia 3 a 4 tons dos fios;

- O tonalizante consegue cobrir 70% dos fios brancos, a tinta permanente cobre 100% deles;

- O tonalizante é compatível com a maioria das químicas, enquanto a tinta permanente requer mais cuidado. Nos dois casos, seja qual for o produto escolhido, vale fazer um teste de mecha antes do procedimento;

- O tonalizante é uma coloração semi-permanente e temporária, a tinta permanente não sai nas lavagens;

No fim, tudo depende da sua prioridade na mudança de visual, qual é o estado atual do seu cabelo e como você pretende cuidar das madeixas após a tintura. Se ainda ficou em dúvida, experimente fazer o teste e saiba qual coloração é perfeita para você!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação