Beleza Extraordinária

Tipos de condicionadores: descubra qual é o melhor para seu cabelo

  • Condicionadores têm tipos especificos e devem ser usados de acordo com o seu estilo de cabelo
Tela cheia
Previous Next
Condicionadores têm tipos especificos e devem ser usados de acordo com o seu estilo de cabelo

Cada tipo de cabelo precisa de um condicionador diferente para potencializar o cuidado dos fios. Ele, junto ao shampoo , precisa ser escolhido a partir das suas funções e características químicas que podem, por exemplo, hidratar mais ou manter a coloração. Por ter tantos estilos diferentes, não é à toa que o Brasil é o maior usuário do produto no mundo .

O produto hidrata, torna o cabelo mais fácil de pentear, dá brilho, suavidade e diminui o volume por sua fórmula que tem um sobreengordurante, importante para a hidratação do cabelo, que ajuda a criar oleosidade, além de formar uma película que aumenta a reflexão de luz e deixa o cabelo com brilho.

Tipos de produto: hidratante, antioxidantes ou específicos

Condicionadores podem ser "hidratantes", que entram no córtex do cabelo e melhoram a condição interna dos fios. Os "antioxidantes" são usados em tratamentos e fixação pós-químicas e são mais fluidos por conter um mix de substâncias para evitar a oxidação da fibra capilar.

Os "específicos", são condicionadores que têm finalidades particulares em determinados tratamentos, como os anticaspas, como explica o farmacêutico e professor de farmacotécnica e cosmetologia, Lásaro Stephanelli: "Os sais de zinco e selênio são os mais utilizados para tratamento de caspa, e por isso, há a necessidade de uma formulação que contenha emolientes que evitem o ressecamento provacado por estas substâncias", informou.

Cada cabelo, um condicionador

Além do gênero, o produto precisa se adequar ao tipo de cabelo. O uso é necessário porque o condicionador tem a função de fechar as camadas protetoras da fibra capilar que foram abertas pelo shampoo e proteger das agressões do dia a dia.

Os produtos para cabelos oleosos não pesam nem mudam o aspecto do fio, para os secos, são mais potentes para hidratar os fios fragilizados enquanto os coloridos protegem a cor e mantêm os pigmentos na fibra capilar por mais tempo.

Para realçar mais o efeito, o condicionador só deve ser usado abaixo da altura da orelha, para não entupir os bulbos que produzem a oleosidade natural no couro cabeludo, que poderia levar à queda, caspa e dermatite. Depois de aplicado, é preciso enxaguar bem as mechas para que resíduos do creme não pesem no cabelo.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais