Todo mundo sabe que existem os cabelos lisos, os ondulados, os cacheados e os crespos. Mas agora existe uma classificação que vai do 1A ao 4C! Esta terminologia, que combina um número e uma letra serve para determinar o tipo do fio, e é essencial para conhecê-los melhor! Afinal, é dessa maneira que os cuidados diários vão ficar mais eficazes e a manutenção, mais fácil. A nomenclartura é fundamental ainda para a hora de escolher os produtos certos e até mesmo os cortes ideais. Para não errar mais, confira 16 fotos de famosas com texturas diferentes e aprenda a reconhecer a sua!
Cabelos do tipo 1A ao 1C: fios lisos
O cabelo de tipo 1 determina os fios lisos, que são os que não possuem nenhuma ou quase nenhuma onda. Por formarem uma superfície reta, eles refletem o brilho com mais intensidade. De acordo com o sistema de classificação criado pelo hairstylist Andre Walker, o número sempre vem acompanhado de uma letra, que determina o nível de ondulação do fio. Assim, os cabelos 1A são os mais lisos da tabela, como os de Jessica Alba; os 1B têm uma leve ondulação e os 1C são quase considerados ondulados.
Cabelos do tipo 2A ao 2C: fios ondulados
Já os cabelos do tipo 2 se referem aos fios realmente ondulados, possuem uma ligeira frisagem natural. Esta também pode ser mais aberta ou mais fechada. Por exemplo, Kim Kardashian é naturalmente ondulada e pertence ao grupo do primeiro tipo: 2A. Já Juliana Paes tem ondas mais marcadas e Sofia Vergara, por exemplo, apresenta uma ondulação ainda mais fechada.
Cabelos do tipo 3A ao 3C: fios cacheados
Enquanto isso, nos cabelos do tipo 3 as madeixas já formam mechas enroladas, geralmente também mais volumosas. Assim como anteriormente, a numeração contempla os cachos dos mais abertos aos mais fechados. O mesmo tipo de cabelo pode parecer ter vários estilos de cachos, mas é aidentificando a textura da maioria delas que se determina o tipo de cabelo. Os fios 3A são cacheados mais abertos, como os de Débora Nascimento, já os 3B são mais definidos, como os de Jessica Szor e assim em diante.
Cabelos do tipo 4A ao 4C: fios crespos
O tipo 4 determina os fios crespos. A textura é menos definida e mais difusa e volumosa, encontrada especialmente em mulheres negras. Aqui, a nomenclatura também define o tipo de frisagem. O cabelo 4A, como o de Tais Araújo, tem fios enrolados em forma de parafuso; já os 4C aparecem frisados em ziguezague e os 4B abrangem as características dos dois últimos.