Beleza Extraordinária

Tinta de cabelo sem amônia funciona? Saiba o que faz e quando usar o tonalizante para colorir os fios

  • Conheça tudo sobre a tinta de cabelo sem amônia (Foto: Instagram @brookeslade)
Tela cheia
Previous Next
Conheça tudo sobre a tinta de cabelo sem amônia (Foto: Instagram @brookeslade)

Você já ouviu falar em tinta de cabelo sem amônia? Embora a maior parte das colorações permanentes tenham amônia em sua composição, existem algumas opções - os tonalizantes - que não contam com esse ingrediente. Mas será que elas realmente funcionam na hora de colorir o cabelo?

Se você ainda tem dúvidas sobre as colorações semipermanentes, essa matéria é perfeita para você. Conheça tudo sobre o tonalizante, quem pode usar esse tipo de coloração, quando ela é uma boa opção e, é claro, um passo a passo para aprender a pintar o cabelo com tonalizante em casa. 

Quando a tinta de cabelo sem amônia é indicada?

A tinta sem amônia nada mais é que o tonalizante: uma coloração semipermanente, que vai desbotando ao longo das lavagens. Ela dura um pouco menos que as colorações permanentes, mas dura bem mais que as temporárias, chegando a 60 dias no visual.

No entanto, é importante lembrar que o tonalizante não clareia o cabelo muitos tons, por isso, ele é indicado para quem quer clarear no máximo dois tons. Se o objetivo for mudar o tom dos fios sem clarear o tonalizante também é uma boa opção, além de cobrir os fios brancos em pessoas que têm até 30% do cabelo grisalho.

A tinta sem amônia também é muito indicado para quem quer recuperar o brilho do cabelo colorido, sendo ideal para fazer um banho de brilho

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Curl Struck (@tierechristyan) em

Como usar a tinta de cabelo sem amônia?

A tinta sem amônia é super fácil de usar e você pode pintar o cabelo em casa sem dificuldade. Para isso, é só seguir o passo a passo:

1- Misture o creme colorante com o revelador até obter uma mistura homogênea.

2- Com um pincel específico, aplique a coloração por todo o cabelo, começando da raiz até as pontas.

3- Espere o tempo de ação do produto, respeitando as indicações da embalagem.

4- Enxágue bem o cabelo para retirar totalmente o produto.

5- Aplique o condicionador de tratamento e enxágue novamente, para deixar o cabelo brilhoso e macio. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A n i s i a (@anisiasmagic) em

Tinta de cabelo com ou sem amônia: qual é melhor?

Não existe uma opção melhor entre elas, a escolha depende do seu objetivo. Quem quer clarear os fios do castanho para o loiro, por exemplo, deve optar pela coloração com amônia. Isso porque a amônia abre as cutículas dos fios e facilita na hora do clareamento. Se você tem mais de 30% dos fios brancos e quer cobrir o visual grisalho, essa é a melhor escolha. 

Já para as mulheres que estão começando a ter os primeiros cabelos brancos, a coloração sem amônia é uma ótima opção. Por não ter amônia, ela também é muito indicada para quem já faz outro tipo de química capilar e quer colorir as madeixas. Assim, você evita danos como o cabelo elástico ou a quebra dos fios. 

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais