Beleza Extraordinária

Teste: seu cabelo está envelhecendo rápido demais? Responda as perguntas e descubra se seus hábitos estão interferindo na saúde dos fios

  • Faça o teste e descubra se os seus cabelos estão envelhecimento rápido! (Foto: Instagram @schmittycommittee / @modernsalon)
  • Fios de cabelo envelhecidos podem ser fios brancos mas também podem ser fios ressecados, opacos e quebradiços (Foto: Instagram @hairromance)
  • Os cabelos podem ficar envelhecidos quando não recebem cuidados como hidratação, reparação e proteção contra danos externos (Foto: Instagram @angiedivina)
Tela cheia
Previous Next
Faça o teste e descubra se os seus cabelos estão envelhecimento rápido! (Foto: Instagram @schmittycommittee / @modernsalon)
  • Faça o teste e descubra se os seus cabelos estão envelhecimento rápido! (Foto: Instagram @schmittycommittee / @modernsalon)
  • Fios de cabelo envelhecidos podem ser fios brancos mas também podem ser fios ressecados, opacos e quebradiços (Foto: Instagram @hairromance)
  • Os cabelos podem ficar envelhecidos quando não recebem cuidados como hidratação, reparação e proteção contra danos externos (Foto: Instagram @angiedivina)

Cabelos envelhecidos não são apenas aqueles indesejáveis fios brancos que começam a surgir ao longo da idade. Na verdade, eles são apenas o primeiro sinal: fios "velhos" são também aqueles que mudaram de textura, passando de espesso para ralo e muito opaco, tendendo ao ressecamento e à quebra. Por outro lado, os cabelos envelhecidos podem não ter relação alguma com a idade e podem aparecer em pessoas mais jovens: é quando as madeixas não são cortadas há muito tempo ou não estão bem cuidadas, fazendo com que o fios ressequem e quebrem com facilidade. Faça o teste, descubra se os seus cabelos estão envelhecendo e saiba como cuidar!

1. Você já tem fios brancos? 

A) Não ou apenas alguns, entre as madeixas;

B) Tenho alguns fios brancos;

C) Sim, já tenho muitos fios brancos.

2. Você usa algum tipo de química nos cabelos (coloração, escovas de alisamento ou relaxamentos)?

A) Não ou já usei há muito tempo, agora não uso mais;

B) Sim, eu pinto o cabelo ou faço escovas de alisamento, mas em um intervalo de tempo longo entre um processo e outro;

C) Sim, eu pinto os cabelos e/ou faço escovas de alisamento frequentemente, várias vezes ao ano.

3 - Você costuma lavar os cabelos com água quente?

A) Não, lavo com água fria ou morna;

B) Fria ou morna, mas no inverno eu não dispenso a água quente;

C) Sempre uso água quente para lavar meus cabelos.

4 - Agora um teste para medir a elasticidade do seu cabelo: pegue um fio pela ponta e puxe-o levemente. O que acontece?

A) Nada, o fio está bem firme;

B) O fio estica levemente mas volta para o lugar;

C) O fio quebra.

5 - Na praia ou na piscina, você costuma aplicar produtos com fator de proteção solar? 

A) Sim, meu creme para pentear é próprio para o sol e tem fator de proteção solar;

B) Não costumo sempre, eu só aplico quando eu lembro;

C) Nunca apliquei nenhum produto com proteção solar nos cabelos.

6 - Você já sentiu alguma diferença ao tocar o cabelo, como rigidez, falta de maciez ou pontas mais finas? 

A) Não;

B) Sim, mas procuro fazer hidratações para dar brilho e maciez aos cabelos;

C) Sim, e não há hidratação que mude esse aspecto!

7 - Você corta os cabelos com que frequência? 

A) Costumo cortar as pontas quando as sinto ressecadas ou a cada 3 meses;

B) De 6 meses a 1 ano;

C) Quase nunca corto, pois gosto de cabelos longos.

Resultados: 

Maioria A: 

Parabéns, os seus cabelos não estão envelhecendo rápido! Você costuma cuidar bem das suas madeixas, cortando as pontas regularmente e fazendo hidratações frequentes para recuperar o brilho, a maciez e os nutrientes perdidos naturalmente no dia a dia ou até mesmo com colorações ou escovas de alisamento. A dica é continuar protegendo os fios do sol, com leave-in ou creme de pentear com fator de proteção solar, já que os raios solares podem envelhecer as madeixas, e caprichar no uso de finalizadores para blindar os fios das agressões externas, como vento, poluição e até mesmo da chapinha e do secador, ferramentas que também podem deixar os cabelos ressecados, ralos e quebradiços.

Maioria B: 

Os seus fios podem estar envelhecendo naturalmente. Assim como a pele, os cabelos podem perder massa e ficar mais ralos, mudando a sua textura. Se você está na faixa dos 40 anos e já tem alguns cabelos brancos, o envelhecimento dos fios é totalmente normal, e você sabe como contornar essa mudança, mantendo os cabelos sempre saudáveis, seja com hidratações que repõem massa capilar ou protegendo o cabelo do sol com e da chapinha e do secador com produtos que tenham proteção térmica e fator de proteção solar. A dica é investir também em reconstruções capilares, que repõem queratina nos fios, essencial para firmeza, brilho e movimento dos cabelos.

Maioria C:

Sim, os seus cabelos estão envelhecimento rápido! De espesso, ele possivelmente se tornou fino e ralo, sem força e sem movimento, com as pontas ligeiramente mais finas do que restante dos cabelo. Você pode estar com os fios envelhecidos por vários motivos, e um deles é simplesmente o tamanho: quando mais longo, mais velho ele é, já que as pontas estão sendo atingidas há muito tempo pelo efeito do sol, da água quente, da escovação sem proteção e das químicas muito frequentes, no caso de quem não corta o cabelo há bastante tempo.

Já se você já tem cabelos brancos e está na faixa dos 40 anos, o fio envelhecido é normal porque a produção de glândulas sebáceas no couro cabeludo diminui, deixando os fios mais secos. Assim, o primeiro passo é apostar em hidratações para repor nutrientes como queratina. O segundo é apostar em leave-in ou finalizadores de tratamento que dão brilho, maciez e protegem o cabelo do secador e da chapinha. Outra dica é apostar na umectação, técnica feita com óleos capilares que devolvem brilho e maciez imediata, recuperando os cabelos secos e opacos. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais