Beleza Extraordinária

Teste do fio de cabelo na água: passo a passo de como identificar o nível de porosidade das suas madeixas

  • Aprenda a fazer o teste da porosidade capilar em poucos minutos e veja qual tipo de tratamento o seu cabelo precisa! (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • A porosidade capilar indica a capacidade do cabelo em absorver substâncias vantajosas para o fio (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Cabelos com porosidade baixa e alta precisam de tratamentos como nutrição e reconstrução, pois podem estar ressecados e danificados (Foto: Instagram @symphanisoto)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a fazer o teste da porosidade capilar em poucos minutos e veja qual tipo de tratamento o seu cabelo precisa! (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • Aprenda a fazer o teste da porosidade capilar em poucos minutos e veja qual tipo de tratamento o seu cabelo precisa! (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • A porosidade capilar indica a capacidade do cabelo em absorver substâncias vantajosas para o fio (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Cabelos com porosidade baixa e alta precisam de tratamentos como nutrição e reconstrução, pois podem estar ressecados e danificados (Foto: Instagram @symphanisoto)

Porosidade capilar nada mais é do que a capacidade do cabelo em absorver nutrientes. Para quem ainda não entende do assunto, mas quer saber se os fios estão realmente saudáveis, saiba que a porosidade existe em 3 níveis: alta, média e baixa.

Porosidade média quer dizer que o cabelo está saudável, mas fios com porosidade alta e baixa precisam de tratamentos porque podem estar altamente ressecados, quebradiços, opacos ou sem elasticidade. Para saber o nível da porosidade, não tem muito segredo: basta um copo com água e poucos fios de cabelo. Confira os detalhes!

Siga o passo a passo e descubra o nível de porosidade do seu cabelo 

  • Se o fio de cabelo boiar na água, a porosidade está baixa. Se o seu fio ficar na metade do copo, a porosidade está média, o que significa que está relativamente saudável. Se o seu fio afundar, a porosidade está alta e o cabelo precisa de nutrientes (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Se o fio de cabelo boiar na água, a porosidade está baixa. Se o seu fio ficar na metade do copo, a porosidade está média, o que significa que está relativamente saudável. Se o seu fio afundar, a porosidade está alta e o cabelo precisa de nutrientes (Foto: Shutterstock)

O teste é feito com um copo de água filtrada e apenas alguns fios de cabelo limpo, que podem ser aqueles que saem naturalmente na escova ou no pente. Separe um copo transparente e água filtrada e comece o teste.

Passo 1: Encha o copo com água e coloque os fios de cabelo dentro;

Passo 2: Aguarde cerca de 10 minutos;

Passo 3: Observe se os fios afundaram, se ficaram no meio do copo ou se boiaram.

Passo 4: Se os fios afundaram no copo com água, é sinal de alta porosidade. Se os fios ficaram no meio do copo, significa média porosidade. Se os fios boiaram, é sinal de baixa porosidade.

Saiba o que significa cada nível de porosidade capilar: 

Porosidade baixa: É quando os fios boiam no copo com água. Isso significa que as cutículas estão bem fechadas e, por isso, fica mais difícil a absorção de água ou outros tratamentos. 

Porosidade média: É quando os fios ficam no meio do copo. Isso quer dizer que as cutículas estão meio abertas e os fios conseguem absorver água e tratamentos na medida certa, ou seja, o cabelo é considerado saudável.

Porosidade alta: É quando os fios afundam no copo com água porque as cutículas estão muito abertas. Ele absorve água mas perde rapidamente porque o cabelo está bastante ressecado, quebradiço, com frizz e pontas duplas.

Descubra qual o melhor tratamento para cada nível de porosidade dos cabelos

Cabelos estão sempre precisando de algum tipo de tratamento, por mais que pareçam saudáveis, porque alguns danos podem não ser tão perceptíveis. Depois que você descobriu o nível de porosidade capilar e a atual situação das suas madeixas, é importante descobrir exatamente de quais tratamentos e nutrientes o seu cabelo precisa no momento. 

Cabelos com porosidade baixa: A hidratação é o tratamento mais indicado para os cabelos com baixa porosidade. O motivo é simples: como as cutículas estão muito fechadas, elas não vão abrir espaço para o cabelo absorver outros tratamentos, nem mesmo a água. Esse tipo de fio pode até não aparentar ressecamento ou frizz, mas pode ter outras características como demorar a secar, por exemplo. A hidratação pode ser feita em casa, com máscaras de tratamento para o seu tipo de fio, como lisos, cacheados, oleosos e cabelos com química. Para abrir as cutículas, a dica é usar um pré-shampoo antes da hidratação, além de lavar os cabelos com água morna.

Cabelos com porosidade média: Esse tipo de cabelo é considerável saudável porque as cutículas estão levemente abertas, o que permite que a água e os tratamentos consigam penetrar com facilidade sem sair tão rápido. Para manter o cabelo ainda mais saudável, a dica é fazer nutrição com óleos ou máscaras de tratamento, que vão entregar lipídios e proteínas que podem estar em falta nas madeixas. O resultado é um cabelo com mais brilho e maciez. Uma dica extra para cabelos com porosidade média é nunca deixar de aplicar um proteção térmico se for secar ou fios com secador ou usar chapinha ou babyliss. Isso porque o calor dessas ferramentas tira a água do cabelo, deixando os fios ressecados e quebradiços.

Cabelos com porosidade alta: Nesse tipo de cabelo, as cutículas estão totalmente abertas ou danificadas, fazendo com que o fio absorva água, nutrientes e fixe a coloração mais rápido, mas também tende a perder os nutrientes ainda mais rapidamente. O ideal é que as cutículas estejam parcialmente fechadas e para cuidar, a dica é repor massa com a reconstrução. A técnica também pode ser feita em casa com máscaras de tratamento que tenham queratina.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais