Durante nove dias, Paris foi palco para mais de cem marcas - entre elas, algumas das mais desejadas do mundo - mostrarem suas propostas para o inverno de 2014. Entre coleções super comerciais, do tipo "quero usar já" e looks que beiram a incompreensão, a principal semana de moda do mundo desfilou tendências que conquistarão as mulheres mais antenadas.
Repartido lateral e fios com aspecto molhado
Quando o assunto é cabelo, também se viu opções práticas e perfeitas para o dia a dia e outras que poderão figurar as listas de desejos para dias mais ousados. Se em Londres uma das maiores tendências capilares foi a do cabelo liso chapado e repartido ao meio, Paris veio para mostrar que 2014 será o ano das madeixas repartidas lateralmente. Em Milão, a semana de moda que antecede Paris , já foi possível ver um prelúdio de uma das mais fortes propostas dos hairstylists para a próxima temporada do frio: os fios molhados, úmidos ou até mesmo com um nada discreto aspecto oleoso. A ideia é mostrar cabelos cuidadosamente desarrumados, assim como já aconteceu antes com outras tendências como a do coque desestruturado e do rabo de cavalo baixo. O look pede também mechas bem definidas. Haja finalizador!
Testa à mostra
Os anos 1990 estão na moda das roupas e também dos cabelos. Para fazer par com os looks com pitadas de minimalismo e androginia que a época pedia, nada melhor que jogar os cabelos lisos para trás e apostar em uma maquiagem poderosamente neutra. Falando em fios lisos, há versões parisienses para todos os gostos; desde os chapados e com pontas alinhadíssimas, até os que flertam com algumas ondulações e têm um movimento mais natural.
Cabelo acessório e "look menininha"
Já que a temporada é do frio, os cabelos ganham o status de acessório e, sob golas de casacos ou maxicolares, são uma opção de look quentinho. A proposta veio das passarelas da Chanel e de Dries Van Noten.
Se a ideia é adotar um visual polido nos dias gélidos, a tal risca lateral faz boa companhia aos coques e rabos de cavalo baixo. Vale até experimentar o look "menininha" de coques trançados mostrado na passarela da Miu Miu.
"Loucurinhas" das passarelas
Em paralelo às tendências mais usáveis, a semana de moda de Paris mostrou muitas opções de cabelos ousados, estranhos e até surreais. Cachinhos grudados à cabeça foram vistos em dois dos grandes nomes da semana de moda. Na Givenchy, as modelos ainda tiveram os fios tingidos superficialmente com cores fantasia como laranja, azul e roxo. Já na Alexander McQueen, o penteado cuidadoso ficou oculto por joias de cabeça que deixavam apenas algumas feições à mostra.
Cabelos contidos também marcaram a estreia do estilista Alexander Wang na Balenciaga. Por lá, os fios alisados envolveram as cabeças das modelos, como se fosse uma touca. Nada comportadas eram as madeixas vistas na apresentação de Rick Owens. O estilista que, tem um estilo sóbrio que flerta com o gótico, desfilou mulheres descabeladas, com mechas texturizadas com bastante volume e que dançavam ao sabor do vento - forte - dos ventiladores posicionados na boca da passarela.
Não tão fácil de copiar, o visual do desfile da Louis Vuitton sugere uma mulher menos comportada que as que normalmente são vistas na grife. O resultado ficou a cargo das perucas pretas com franjinhas desfiadas que completaram os looks de beldades como Isabeli Fontana e Kate Moss. Vivienne Westwood, que geralmente aposta em belezas bem exóticas para a passarela, deu foco à maquiagem com fundo branco em vez dos cabelos. As madeixas vieram desfiadas e trançadas com retalhos de tecido.