A 41ª edição do São Paulo Fashion Week foi marcada por uma grande variedade de estilos. Para a coleção de Primavera-Verão 2017, enquanto algumas grifes apresentaram roupas com cores vibrantes e cabelos marcantes, outras optaram pelos tons pastel ou preto e uma beleza mais natural. Embora algumas marcas tenham apostado em produções mais polidas e alinhadas, o grande destaque nos cabelos foi o visual mais despojado - com fios completamente soltos ou presos em penteados 'podrinhos' -, e tranças em versões mais modernas e ousadas. Saiba como foram os cabelos de todos os desfiles do SPFW!
Estilo "messy" foi a preferência nos desfiles
Nesta temporada, a preferência da maioria das grifes foi pelo visual mais natural possível, sem grandes produções na make e nos cabelos. No desfile da À La Garçonne, Vitorino Campos e Vix, por exemplo, as modelos de fios lisos apareceram com os cabelos soltos divididos em risca central e com ondas discretas; já as de cabelo cacheado, exibiram madeixas mais frisados, sem muita preocupação com definição. Patricia Viera também apostou no cacheado bem volumoso, com uma das modelos com ocorte pigmaleão, tendência dos anos 80 que está de volta.
Penteados com desfiado e fios displicentes também foram destaque. A grife Amir Slama apresentou o 'coque podrinho' em uma versão ainda mais alta que a original, com 'coquinho' bem no topo da cabeça - escolha que favoreceu ainda mais as roupas praianas da marca. Juliana Jabour, que preparou uma coleção que combina roupas esportivas com acessórios bem femininos, escolheu o rabo de cavalo alto, com volume no topo da cabeça e 'baby hair' indisciplinado, para completar a produção. Outro destaque da edição foi o coque desconstruído de Paula Raia - uma versão mais arrumada 'podrinho' -, e o penteado semi-preso das modelos de Isabela Capeto, que uniu sofisticação e leveza ao combinar o topete alto nos fios presos de uma maneira desproposital e com várias mechas soltas.
Penteados polidos também tiveram espaço
Os penteados perfeitamente alinhados também apareceram nas passarelas do SPFW, principalmente, nas versões com coques e risca - central ou lateral - bem marcada. Os cabelos das grifes Água de Coco, Adriana Degreas e Apartamento 03 são exemplos do estilo. As produções mais certinhas também foram usadas nas madeixas soltas: Reinaldo Lourenço optou por fios soltos bem esticados para trás ou com divisão lateral, com bastante fixador e gel para garantir a ausência do frizz e nenhuma mecha fora do lugar; já Lolitta e Glória Coelho, apostaram na versão com liso bem chapado.
Lenny Niemeyer deu uma pitada a mais de ousadia nas madeixas bem esticadas: presos em um rabo de cavalo - com a parte superior penteada para trás e as laterais para os lados - as pontas do cabelo apareceram espetadinhas e sem movimento por conta do efeito do gel.
Tranças diferenciadas foram a aposta de Ronaldo Fraga e Tryia
Ronaldo Fraga, seguindo a já conhecida linha de desfile com temas que rendem história, escolheu falar dos refugiados do mundo nessa última coleção, tendo a África como foco principal. Com o objetivo de mostrar a roupa como única herança das pessoas fugidas de seus países, ele também refletiu a temática nos cabelos: usando tranças africanas, as modelos apareceram com penteados elaborados e em diferentes formatos - como a trança presa em forma de cone, por exemplo. Tryia, com o tema 'feminitude solar', também escolheu as tranças para os cabelos das modelos; mas, nessa versão, elas aparecem em um visual mais despenteado, com a pegada despojada que predominou nas passarelas.
Cabelos curtos marcaram presença na maioria dos desfiles
Não foi só de cabelos longos e penteados de diferentes estilos que foi feita a SPFW: os curtinhos também tiveram sua vez e apareceram na cabeça de várias modelos - do clássico chanel e cacheado com franjinha volumosa a versões mais ousadas. No desfile da A. Brand e Iódi, por exemplo, uma das modelos apareceu com um corte mais moderno, de nuca batidinha e crespa e topo da cabeça mais volumoso, com fios lisos e assimétricos. Com a Apartamento 03 e Ellus 2nd Floor, a versão pixie boyish, tendência absoluta entre as famosas, também marcou presença. Dentre as modelos de cabelos longos e médios da Vitorino Campos, uma delas também se destacou com o estilo de cabeça raspada.
Acessórios apareceram em versões mais delicadas e divertidas
A combinação com acessórios certos também contribuiu para dar um toque a mais às produções. Um deles foi o chapéu, que apareceu nos desfiles da Salina e Iódice: o primeiro apostou na versãor redonda e colorida que, combinada com brincos grandes e chamativos, deu um toque divertido ao look verão; já no segundo, o adereço apareceu com um topo mais alto e com ares mais masculinos.
A Samuel Cirnansck, por sua vez, apresentou acessórios mais delicados e românticos para combinar com o visual mais formal, com penteados clássicos e vestidos longos de cores sóbrias e apliques de brilho.