Beleza Extraordinária

Tem cabelos pretos e quer ficar platinada? Saiba como ficar loira sem danificar os fios

  • Sair do preto para o loiro não é uma tarefa fácil, mas é possível: saiba como
Tela cheia
Previous Next
Sair do preto para o loiro não é uma tarefa fácil, mas é possível: saiba como

As donas de cabelos pretos que querem mudar radicalmente o visual e adotar fios loiros platinados sabem que terão um longo caminho pela frente. Apesar do processo ser trabalhoso, ele é possível, basta tomar os cuidados necessários para não danificar as madeixas. Para ajudar nessa missão, o cabeleireiro Nilton Tamba dá o caminho das pedras e explica o que pode acontecer com as madeixas em cada fase do processo. Leia o guia com atenção e faça uma transformação de visual segura para garantir que os seus fios vão estar saudáveis no final.

Passo a passo para quem tem um preto natural no cabelo

Para quem tem o cabelo preto de nascença, o processo de virar uma loira platinada é relativamente fácil e pode ser feito em um só dia. Costumam ser necessárias duas descolorações e, na primeira, Nilton Tamba diz que já é possível clarear de 5 a 6 tons. Da segunda vez o cabelo clareia mais 4 ou 5 tons chegando aos 10 tons mais claros que são necessários para o preto virar um loiro bem claro.

Nessa hora a ex-morena já está preparada para colorir os fios em casa com o tão desejado platinado: é ele que vai cobrir a aparência amarela/dourada/alaranjada que provavelmente vai ter surgido durante a descoloração. Quem escolher algum dos platinados da nova linha Ice Colors, de Imedia Excellence, ainda vai ter a chance de deixar o cabelo com reflexos acinzentados, que é tendência no momento e deixa o loiro muito mais bonito.

Passo a passo para quem tem o cabelo tingido de preto

Quando uma pessoa colore o cabelo de preto e depois pensa em passar para o loiro platinado, é preciso remover toda a coloração que já estava nos fios. Para isso é necessário passar por, pelo menos, três descolorações - processo sensível que precisa ser feito com cuidado para não danificar muito os fios: "eu aconselho a fazer duas descolorações em um primeiro dia e, depois de 30 dias caprichando em hidratações, fazer a terceira e finalmente chegar ao platinado", conta Nilton Tamba.

O cabeleireiro explica que a maior dificuldade do preto é conseguir clareá-lo de forma uniforme de cima a baixo, já que na raiz a temperatura é mais quente e o descolorante age mais rápido. Confira os estágios detalhados pelo colorista:

- Na primeira descoloração é preciso esperar a raiz ficar laranja e então enxaguar, mas nessa fase as pontas ainda estarão vermelhas.

- Na segunda descoloração já é possível conseguir que o cabelo fique com uma espécie de loiro escuro, porém completamente alaranjado. É nessa hora que se deve aplicar a coloração platinada para cobrir esses reflexos quentes. O platinado ainda não será o ideal, mas aqui é fundamental fazer uma pausa para o cabelo se manter saudável.

- Após 30 dias, é preciso descolorir mais uma vez até chegar a um tom de mel e aplicar de novo a tinta platinada. A partir daí ela já vai estar no caminho e só precisa reaplicar a coloração a cada 20 dias até atingir seu reflexo acinzentado perfeito. 

A rotina de cuidados precisa ser bastante intensificada

Quem era morena e muda para um loiro platinado vai sentir muita diferença na textura do cabelo. Fios escuros costumam ser mais saudáveis do que os claros, que são muito fragilizados pelo processo de descoloração. Se antes você não via grande diferença quando ficava uma semana semana sem hidratar, com os fios loiros esse tipo de escorregão pode desencadear um aspecto ressecado e poroso. Alterne entre máscaras de tratamento semanais de hidratação, nutrição e reconstrução: elas vão deixar o cabelo com aspecto saudável e bonito por inteiro. Além disso, também é preciso proteger os fios com leave-in todos os dias e evitar fatores que causem danos, como chapinhas ou químicas de alisamento.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais