Beleza Extraordinária

Tem a pele oleosa? Saiba como cuidar antes de aplicar a maquiagem

  • Aprenda a cuidar corretamente da pele oleosa antes de aplicar os produtos de maquiagem (Foto: Pixelformula)
  • Limpar com sabonete anti-acne e aplicar uma máscara facial ajuda a controlar a oleosidade da pele e a maquiagem durar mais tempo (Foto: Pixelformula)
  • O creme hidratante e o primer também entram nos cuidados com a pele oleosa antes da maquiagem (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a cuidar corretamente da pele oleosa antes de aplicar os produtos de maquiagem (Foto: Pixelformula)
  • Aprenda a cuidar corretamente da pele oleosa antes de aplicar os produtos de maquiagem (Foto: Pixelformula)
  • Limpar com sabonete anti-acne e aplicar uma máscara facial ajuda a controlar a oleosidade da pele e a maquiagem durar mais tempo (Foto: Pixelformula)
  • O creme hidratante e o primer também entram nos cuidados com a pele oleosa antes da maquiagem (Foto: Pixelformula)

Você sabia que a oleosidade da pele pode fazer com que a maquiagem dure bem menos do que o esperado? É por isso que ter algunscuidados com a pele do rosto antes de aplicar os produtos de make é essencial para conseguir fazer uma produção perfeita e uniforme, além de deixar a oleosidade mais controlada. Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, ter uma rotina de limpeza com itens focados na pele oleosa vai fazer toda a diferença. Confira as dicas!

Limpeza da pele: Sabonete em gel purificante

Toda pele precisa ser higienizada antes de qualquer maquiagem, e para quem tem a pele oleosa, uma boa dica é apostar nos sabonetes líquidos purificantes, que geralmente possuem ação anti-acne, retardando a volta da oleosidade da pele. A vantagem é que eles têm uma textura bem leve e não costumam ser oleosos, deixando a pele sequinha e limpa.

Dica extra: finalize a limpeza da pele com uma solução micelar para retirar qualquer resquício de sabonete que possa ter ficado na pele, principalmente nos cantinhos do nariz, área que é bastante oleosa, ou dos olhos. Basta aplicar a água com um algodão em todo o rosto, sem precisar enxaguar depois. 

Máscara esfoliante: ideal para maquiagens duradouras

Se a ocasião é especial ou o dia está muito quente e a maquiagem precisa durar bastante, uma dica ideal para as donas de pele oleosa é aplicar uma máscara esfoliante algumas horas antes. O produto tem a função de absorver a oleosidade da pele e também purificá-la, retirando os cravos e desinflamando e tirando a vermelhidão de qualquer acne que tiver surgido no rosto. Como vai remover o óleo em excesso, ela vai deixar a pele bem sequinha e, consequentemente, os produtos de maquiagem irão fixar melhor e por mais tempo. 

Creme hidratante: essencial para a maquiagem não craquelar

Apesar de muitas mulheres pularem este passo, o creme hidratante é fundamental para a pele oleosa também! Excesso de oleosidade não é o mesmo que hidratação, ou seja, o creme não tem poder de aumentar a produção de sebo: pelo contrário, ele vai deixar a cútis hidratada e evitar que a base de maquiagem craquele ou não fique tão perfeita no rosto.

Dica: para evitar a temida sensação pegajosa ou gordurosa que acomete as donas de pele oleosa, a dica é escolher os cremes hidratantes com textura gel-creme, que são livres de óleos e também possuem ação anti-acne. 

Protetor solar: essencial para maquiagens durante o dia

Se a maquiagem é para o dia, o filtro solar não pode faltar. Uma dica para otimizar o tempo de preparação de pele é usar o BB Cream, que serve como base e contém FPS, mas se a maquiagem for mais elaborada, é necessário aplicar um filtro solar para pele oleosa antes da base. O ideal é que o item tenha toque seco e seja "oil-free", para evitar que a pele fique gordurosa e os produtos sem fixação. 

Primer: disfarçar os poros e aspecto aveludado

Quem tem a pele oleosa também costuma ter os poros dilatados e mais evidentes, que costumam destruir a aparência perfeita da maquiagem. Uma boa dica é usar o Blur Mágico, um primer siliconado que esconde os poros preenchendo os sulcos, corrige as linhas de expressão e também garante um aspecto aveludado e bem matte à pele oleosa, o que é ótimo para manter a maquiagem uniforme por mais tempo. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais