Beleza Extraordinária

Spray fixador, gel e mousse podem estragar o cabelo?

  • Os fixadores que contém álcool na fórmula podem ressecar o cabelo, por isso é importante investir na hidratação das madeixas após o uso.
Tela cheia
Previous Next
Os fixadores que contém álcool na fórmula podem ressecar o cabelo, por isso é importante investir na hidratação das madeixas após o uso.

Uma das maiores preocupações das mulheres que fazem penteados é fazer com que os cabelos permaneçam no lugar durante todo o evento , por isso é importante investir em finalizadores. Spray fixador, gel e mousse são os mais conhecidos tipos de finalizadores e, dependendo do produto, podem ainda diminuir o frizz , dar volume ou cachear. É comum, porém, desfazer o penteado e sentir que as madeixas ficaram ressacadas e sem vida.

Para o cabeleireiro Jeferson Sampaio, os fixadores que contém álcool na fórmula podem sim ressecar o cabelo. "Os produtos à base de álcool ressecam muito os fios, então é preferível optar por gel sem álcool e mousse com filtro solar na fórmula. Os produtos sem álcool, por sua vez, não fazem nenhum tipo de mal para os cabelos", explicou o especialista.

Entre outras funções, o álcool aparece na fórmula pois ajuda a secar os fios mais rapidamente. Os riscos, porém, podem ser ainda maiores para quem já tem os cabelos danificados, pois a substância pode potencializar os danos. No geral, os fixadores são encontrados em versões com e sem álcool.

Hidratação devolve o aspecto bonito aos fios

Apesar dos finalizadores com álcool ressecarem os fios , o cabeleireiro alerta que não é preciso parar de usá-los, apenas redobrar os cuidados posteriores. "Não precisa parar de usar. O álcool ajuda na fixação, então é legal apostar nele para eventos mais longos, como festas. O importante é sempre hidratar depois , devolver água aos fios e fechar o ciclo. Desta forma, está liberado automaticamente o uso de finalizadores novamente", afirmou.

Com a chegada da primavera e das altas temperaturas é preciso ficar alerta também com o tipo de hidratação. A praia e a água salgada ajudam a ressecar ainda mais os fios, que vão precisar ser hidratados semanalmente. O especialista, no entanto, afirma que o óleo contido em algumas fórmulas pode danificar as madeixas.

"A hidratação deve ser feita com produtos que não contenham óleo na fórmula, para evitar o risco de 'fritar' os fios e acabar tendo o efeito contrário", explicou o cabeleireiro Jeferson Sampaio.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais