Beleza Extraordinária

SPFW: penteado teatral preso armado ou coque super volumoso?

Lino Villaventura quis dar um ar de fim de festa às suas modelos, por isso o penteado armado e bagunçado

Os estilistas Lino Villaventura e Samuel Cirnansck apostaram em penteados teatrais para compor os visuais apresentados em suas coleções durante a temporada outono/inverno 2014 da São Paulo Fashion Week . Mesmo que eles não possam ser usados no dia a dia da mesma maneira que foram vistos nas passarelas, é possível adaptá-los para versões mais básicas para o cotidiano. A dúvida é: qual a tendência fantasia mais usável? Os fios super armados e presos de Villaventura, ou o coque alto e volumoso de Cirnansck?

O penteado de fim de festa de Lino Villaventura

A apresentação de Lino Villaventura mostrou uma mulher em fim de festa, exausta e descabelada. Suas criações de vestidos em tule, com muitas tranparências, bordados e cores fortes, como laranja e roxo, eram complementadas por cabelos presos em penteados bagunçados, embaraçados e com textura opaca. No backstage, as modelos tiveram os fios repartidos em várias mechas, que foram trançadas e enroladas para garantir o efeito frisado. "Pensei nas mulheres pré-Rafaelitas. Mas não precisa ser assim, era um desejo meu. Na moda, nada tem que ser. As coisas são abstratas", contou sobre sua inspiração renascentista.

O estilo do penteado pode ser adaptado ao dia-a-dia, ainda que não tão armado. Os cabelos volumosos são super atuais e podem ser usados mesmo por quem tem as madeixas finas e ralas. O truque é desfiar os fios até conquistar o volume desejado. Desta maneira, é possível usá-los soltos ou prendê-los da maneira que preferir.

As bonecas de porcelana de Samuel Cirnansck

Samuel Cirnansck, especializado em alta costura, escolheu dar um ar de boneca de porcelana russa às suas modelos. Elas tiveram seus cabelos modelados em coques altos e bem volumosos, presos por laços de fita, com uma mecha solta que caía na lateral do rosto para dar mais feminilidade. A beleza ficou a cargo de Celso Kamura, que explicou "A gente quis reproduzir o trabalho da artista plástica Marina Bychkova. Não dá para usar na vida real, é mais teatral". A maquiagem, com a pele bem branca e cílios desenhados abaixo das pálpebras inferiores, era complementada por uma lente de contato que aumentava as pupilas das modelos.

O visual pode servir de inspiração para penteados sofisticados para festas que exigem um look mais elaborado. Para que o coque fique discreto e elegante, basta modelá-lo apenas com os fios naturais, sem dar tanto volume. Já as mais ousadas podem usar apliques, bumpits ou esponjas para conseguir o efeito de cabelo mais cheio. As fitas e lenços como acessório de cabelo chegam com tudo para o verão, e são uma aposta garantida.
Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema