Beleza Extraordinária

Sinais de que a sua pele está envelhecendo precocemente: saiba quais são e aprenda a evitá-los

  • Saiba se a sua pele está evelhecendo precocemente e aprenda a retardar os sinais com cuidados específicos
Tela cheia
Previous Next
Saiba se a sua pele está evelhecendo precocemente e aprenda a retardar os sinais com cuidados específicos

A rotina de beleza das mulheres não está completa sem alguns cuidados específicos para prevenir o envelhecimento, e o ideal é começar a se preocupar por volta dos 25 anos, para se antecipar aos primeiros sinais da idade. Mas como saber se os primeiros indícios já começaram a aparecer? Para descobrir se a sua pele está envelhecendo precocemente, fique atenta aos sinais e saiba quais os cuidados necessários para evitá-los!

Manchas na pele do rosto podem apontar envelhecimento prematuro

Sem pensar nas consequências dos raios solares na pele, muitas mulheres passaram anos de sua adolescência na praia e piscina sem uma proteção adequada, e nestes casos, os primeiros sinais de idade aparecem sob a forma de manchas escuras. Quem está notando o aparecimento destes pequenos incômodos aos 20 ou 30 anos deve procurar um bom dermatologista e fazer um tratamento adequado. Além disso, é importante nunca esquecer o protetor solar antes de sair de casa e reaplicá-lo ao longo do dia. Outra dica é aplicar um produto à base de vitamina C no rosto antes de dormir, para ajudar a desbotar as manchas. 

Flacidez e pequenas rugas são outros sinais precoces da idade

Com o passar do tempo, a pele também vai perdendo a capacidade de produzir colágeno, o que a deixa menos firme e com aparência mais fina e flácida; além de ajudar a aprofundar as linhas de expressão, tornando-as em rugas. A exposição ao sol, o estresse e ainda uma alimentação desregrada são outros fatores responsáveis pela queda de produção de colágeno. 

Outro sinal que deve levar em atenção é a cor do seu pescoço e colo. Um tom mais escuro nestas regiões também pode indicar danos solares precoces, e é essencial cuidar delas do mesmo modo que o rosto. Por ter uma textura mais fina, a pele do pescoço envelhece mais rapidamente, e por isso vai perdendo a elasticidade mais cedo. Para o evitar, insira na sua rotina um hidratante formulado com retinol, que deve ser aplicado tanto no rosto quanto no pescoço e colo, de manhã e à noite, com a pele bem limpa.

Alteração da textura da pele e coceira também podem estar ligados ao problema

Outro sinal de envelhecimento da pele, que pode aparecer precocemente, é a perda de capacidade de retenção de hidratação. Isto resulta, nas peles mais oleosas, em uma cútis mais espessa; e nas mais secas, no seu afinamento. Para retomar o brilho e renovar a sua textura, é essencial mudar alguns hábitos alimentares e inserir cremes enriquecidos com vitamina C.

Uma pele muito sensível com áreas irritadas e alguma coceira é outro dos sinais a que deve ficar atenta. Isto pode indicar uma barreira protetora defeituosa, que ao longo dos anos vai perdendo a sua força se não forem tomadas medidas preventivas com antecedência. É muito importante sempre caprichar na hidratação com cremes ricos, já que é a falta de nutrição da pele que provoca as linhas finas e a irritação, além de investir em cuidados de limpeza com fórmulas bem suaves, como a água micelar.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais