Beleza Extraordinária

Shampoo sem sal: saiba quais as vantagens do uso

  • O shampoo sem sal é ideal para quem faz tratamentos com química no cabelo.
Tela cheia
Previous Next
O shampoo sem sal é ideal para quem faz tratamentos com química no cabelo.

Com a velocidade das descobertas de novos componentes benéficos aos cabelos no campo da química dos cosméticos, a indústria lança a cada dia mais produtos para as mulheres sedentas de novidades nas prateleiras das farmácias e mercados. Só no setor de shampoos, a diversidade das fórmulas são muitas: transparentes, coloridas, para tirar amarelado dos fios e com ou sem sal. Mas, afinal, o que são e para o que servem os shampoos sem adição cloreto de sódio?

Primeiramente, é bom esclarecer que o sal utilizado nesse tipo de shampoo nada tem a ver com o sal de cozinha. Ambos recebem o mesmo nome, cloreto de sódio, porém o sal usado nos cosméticos para cabelos não contém iodo, o que o torna mais puro.

Vantagens do shampoo sem sal

Os produtos sem este componente têm a vantagem de serem menos agressivos aos cabelos, principalmente para aqueles que estão debilitados por danosos processos químicos ou colorações, não esquecendo das agressões do dia a dia, como o sol, a poluição, poeira, umidade, entre outros. Fazem menos espuma e, diferente dos shampoos comuns, ajudam na durabilidade da coloração nos fios.

É indicado para mulheres que tem costume de lavar as madeixas todos os dias, já que não ressecam os fios. Também não há restrições de uso em relação ao tipo de cabelo, podendo ser usado em todos os tipos, dos secos aos oleosos e principalmente os alisados e pintados.

Diferenças da fórmula "com sal"

As versões dos shampoos com adição de sal podem desidratar os fios e deixá-los secos e sem brilho, isto porque esse tipo de shampoo deposita microcristais dos minerais que potencializam os efeitos negativos dos raios ultravioleta, responsáveis pelo ressecamento dos fios.

Um dos principais agentes de limpeza existentes nos shampoos comuns é o lauril sulfato de sódio ou derivados. Este componente faz uma boa limpeza, porém usado sozinho não daria viscosidade suficiente e geraria pouca espuma na hora de lavar. Para garantir uma textura mais encorpada, o cloreto de sódio foi adicionado à composição com lauril.

Nas fórmulas de shampoos atuais outras substâncias com poder de limpeza são acrescentadas, deixando-os mais suaves, encorpados e, ao mesmo tempo, com a viscosidade necessária e, portanto, com menor adição de cloreto de sódio.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais