Shampoo para cabelos secos: saiba como escolher o produto ideal para os fios!

Por mais que estejam com a hidratação em dia, os cabelos secos naturalmente precisam de cuidados específicos para que não fiquem com uma aparência opaca ou textura áspera. Por isso, a escolha do shampoo é um dos detalhes que faz toda a diferença, já que as versões mais agressivas podem remover a pouca oleosidade dos fios durante a lavagem. Mas, entre tantas opções, qual delas seria a ideal? Confira a matéria para descobrir!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/shampoo-para-cabelos-secos-saiba-como-escolher-o-produto-ideal-para-os-fios" }

Shampoos hidratantes e com sulfatos leves são os mais indicados para cabelos secos

Quem tem cabelo seco, provavelmente, já sentiu os fios ásperos e um pouco ressecados depois da lavagem - principalmente, antes de aplicar o condicionador. O motivo para isso é bem simples: o shampoo usado na higienização não era o ideal para as suas madeixas! Por mais que o couro cabeludo precise ser limpo profundamente para que as impurezas e resíduos de produtos sejam eliminados, no dia a dia, eles podem prejudicar esse tipo de fio por removerem a pouca oleosidade produzida por eles.

Sendo assim, para não errar na escolha do shampoo, a dica é fugir dos produtos transparentes e apostar nas versões mais hidratantes, como as com aparência mais cremosa ou perolada, e sem sulfatos fortes na fórmula. Composto por substâncias limpantes mais leves, esse tipo de produto tem a vantagem de remover os resíduos e abrir as cutículas de maneira mais amena, sem prejudicar os cabelos secos. 

Produto com ação anti-resíduos deve ser usado com muita moderação

Quando o cabelo está pesado ou apresenta caspas, os shampoos anti-resíduos são os mais indicados por promoverem uma limpeza profunda no couro cabeludo. Mas, no caso dos fios secos, eles também podem ser usados?

Por contar com agentes limpantes mais fortes, os produtos com esse tipo de ação não são mesmo os mais recomendados para as madeixas naturalmente secas. No entanto, a dica para aproveitar seus benefícios sem prejudicar o cabelo é usá-los com cautela: uma vez ao mês, seguido por uma hidratação intensa; ou apenas quando sentir os fios mais pesados e sem vida. 

Pré-poo antes da aplicação do shampoo também ajuda a proteger os fios

Um bom truque para evitar ainda mais os possíveis danos nos fios secos - seja usando shampoo hidratante ou mesmo o anti-resíduos - é fazer a técnica pré-poo antes da lavagem. Nela, a ideia é proteger as pontas do cabelo para que sua oleosidade natural não seja removida na hora da higienização do couro cabeludo. 

Para fazer esse método, é bem simples: basta aplicar condicionador, óleo, creme de pentear ou de tratamento nas pontas antes da lavagem para que o cabelo fique com uma espécie de película protetora. Depois, é só enxaguar normalmente e partir para a aplicação do shampoo  - tomando o cuidado de concentrar o produto apenas na raiz, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos em vez de esfregar. 

 

Matéria publicada em 01 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/shampoo-para-cabelos-secos-saiba-como-escolher-o-produto-ideal-para-os-fios" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/pre-shampoo-saiba-tudo-sobre-o-produto-e-entenda-como-ele-pode-turbinar-a-hidratacao-dos-cabelos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"pre-shampoo-saiba-tudo-sobre-o-produto-e-entenda-como-ele-pode-turbinar-a-hidratacao-dos-cabelos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/luis-felipe-imagens/1356-a-1408/1401-mulher-tomando-banho-e-passando-shampoo.jpg?rev=7e9417826efb47a3b1c6678e4c65fafc", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-10T13:19:05+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:05:46+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/condicionador-para-que-serve-como-usar-veja-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-produto", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"condicionador-para-que-serve-como-usar-veja-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-produto", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/mulher-passando-toalha-em-seus-cabelos.jpg?rev=3d71e14643f64096999fc9fc8bc6b5cc", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-09-28T17:00:24+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:14:09+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/shampoo-para-cabelos-secos-saiba-como-escolher-o-produto-ideal-para-os-fios", "name": "shampoo-para-cabelos-secos-saiba-como-escolher-o-produto-ideal-para-os-fios" } } ] }