Beleza Extraordinária

Shampoo para cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas: descubra o melhor produto e os cuidados ideais para lavar os fios!

  • Quer tratar da raiz oleosa sem prejudicar as pontas ressecadas? Comece escolhendo um shampoo específico para o seu tipo de fio
Tela cheia
Previous Next
Quer tratar da raiz oleosa sem prejudicar as pontas ressecadas? Comece escolhendo um shampoo específico para o seu tipo de fio

Quem tem cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas vive um dilema na hora de comprar o shampoo: escolher um produto com alto poder de limpeza para remover as impurezas da raiz ou um mais leve para não prejudicar a parte ressecada? Mas, para a alegria de quem sofre possui cabelos mistos, já é possível conciliar o melhor dos dois mundos usando um shampoo que contém os benefícios necessários para as duas partes. Confira mais detalhes!

Combinação de componentes hidratantes e purificantes é ideal para cabelos mistos

Na hora de escolher o melhor shampoo para cuidar da raiz oleosa e das pontas ressecadas, as mulheres que sofrem com esse problema costumam priorizar o cuidado de apenas um dos lados ou acabam escolhendo produtos de diferentes efeitos para tratar, separadamente, as duas partes do cabelo - o que acaba não resolvendo a questão, já que o shampoo aplicado na raiz também passa a ter contato com as pontinhas ao ser enxaguado. 

Mas, como nada disso funciona, para não errar na hora da escolha, a dica é priorizar os produtos de versões transparentes para promover uma limpeza mais profunda no couro cabeludo e garantir a sensação de frescor que faz diferença para quem sofre com o excesso de oleosidade. Já em relação à fórmula, o segredo é ir em busca daqueles que contem com um ativo limpante e outro hidratante para higienizar a raiz e nutrir os folículos desidratados.

Fios mistos devem ser lavados em dias alternados 

Além de escolher o shampoo que limpa enquanto hidrata, quem tem cabelo misto também deve ficar atenta à frequência da lavagem. Ao contrário do que muita gente acredita, lavar as madeixas todos os dias só tende a piorar o problema, já que resseca ainda mais as pontas secas e contribui para o aumento da produção de sebo no couro cabeludo. Por isso, um dos segredos para ajudar no tratamento é lavar os fios em dias alternados - um dia, sim; outro, não. 

O efeito rebote que causa o aumento da oleosidade na raiz acontece pelo seguinte motivo: as glândulas sebáceas do couro cabeludo acabam produzindo mais óleos ao perceberem que a região está instantaneamente ressecada - piorando, assim, o aspecto pesado das madeixas. 

Enxague com água fria ajuda a potencializar o efeito do shampoo

Outra dica infalível para ter ainda mais resultado com o shampoo que une hidratação e limpeza é enxaguá-lo com água fria - medida que, aliada ao produto específico, garante fios selados e mais brilhosos. Como o jato quente dilata as cutículas, aumenta a produção de sebo e resseca as pontas, ela é uma das inimigas das donas de fios mistos por facilitar a piora da oleosidade e do aspecto seco. 

Para quem quer seguir a recomendação, mas não consegue lidar com o frio no banho, a dica é a seguinte: reserve, pelo menos, o último enxague com o jato gelado ou faça toda a lavagem com temperatura do chuveiro regulada entre morna e fria. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema