Beleza Extraordinária

Shampoo para cabelos oleosos: como tratar diariamente os fios e em que produtos investir

  • O shampoo mais adequado para o cabelo oleoso é o que retira resíduos e impurezas dos fios e ao memso tempo promove hidratação! (Foto: Pixelformula)
  • Para ter madeixas com o aspecto deslumbrante, não adianta usar o shampoo específico, mas lavar o cabelo com água quente, já que o hábito estimula a plodução das glândulas sebáceas no couro cabeludo (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
O shampoo mais adequado para o cabelo oleoso é o que retira resíduos e impurezas dos fios e ao memso tempo promove hidratação! (Foto: Pixelformula)
  • O shampoo mais adequado para o cabelo oleoso é o que retira resíduos e impurezas dos fios e ao memso tempo promove hidratação! (Foto: Pixelformula)
  • Para ter madeixas com o aspecto deslumbrante, não adianta usar o shampoo específico, mas lavar o cabelo com água quente, já que o hábito estimula a plodução das glândulas sebáceas no couro cabeludo (Foto: Pixelformula)

Controlar os cabelos oleosos nem sempre é uma tarefa fácil: afinal, o tratamento deve ser constante e qualquer descuido pode deixar os fios com aparência suja. Por isso, escolher bem o shampoo e os componentes que vão ser usados na rotina capilar é fundamental. São eles que garantem o visual limpo das madeixas, sem comprometer a hidratação. Para quem tem problemas e sofre com a oleosidade, a dermatologista Lilia Guandhaim deu dicas para fazer a melhor escolha na hora da compra. Confira!

Busque shampoos transparentes para conter a oleosidade

Apesar de parecer inofensiva, a cor do shampoo pode dizer muito sobre ele. No caso dos produtos transparentes, é a falta dela que revela o quanto se pode fazer pelos fios oleosos. Uma das características do líquido incolor é o aspecto adstringente que ele possui, que limpa melhor os cabelos que produzem mais sebo ao longo do dia. Mais poderoso, elimina impurezas da raiz às pontas de forma profunda. Outra vantagem é que este tipo de cosmético pode ser encontrado com diversas fórmulas, desde as que contém tensoativos que higienizam de maneira intensa aos que hidratam pontas ressecadas.  

Componentes cítricos ajudam a melhorar aparência dos cabelos oleosos

Para quem está na incessante busca por fios menos oleosos, basta procurar nas prateleiras das farmácias por produtos com componentes cítricos. O ph das frutas interfere na limpeza dos fios e faz com que eles eliminem o excesso de óleo produzido. Ele é perfeito também para os dias de calor, pois segundo a dermatologista Lilia Guandhaim, são nestes momentos em que o cabelo mais sofre. "A oleosidade do couro cabeludo e a dermatite seborreica pioram nos extremos de temperatura, como o verão quente que atravessamos" ,afirma.

Mas ela ressalta que antes de escolher o salvador das madeixas vale levar em consideração outros aspectos como a intensidade da oleosidade e a frequência da lavagem. Para a especialista, são fatores fundamentais que devem ser pensados antes de iniciar o tratamento. 

Sulfatos são aliados no combate á oleosidade dos fios

Apesar nova mania de lavar os cabelos apenas com condicionador, quem possui cabelos oleosos deve ficar longe da novidade. A ressalva ocorre porque o sulfato, que está ausente na técnica capilar, é importante para promover o fator desengordurante dos fios. Além disso, o uso do creme emoliente é mais indicado para pessoas que sofram com o ressecamento, pois o excesso do ativo pode remover o brilho proporcionado pelos óleos naturais produzidos pelo corpo. 

Evite lavar os fios na água quente

Nos períodos mais frios do ano, muitas vezes se torna difícil evitar banhos quentes e lavar as madeixas na água com temperatura ambiente. No entanto, esse hábito em qualquer período é um agravante crucial para estimular a produção da oleosidade nas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo. Por isso, mesmo usando o shampoo específico para o problema, é importante retirar esse hábito da rotina de cuidados com o cabelo para que o resultado do produto seja realmente efetivo.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais