Beleza Extraordinária

Shampoo para cabelos cacheados e crespos: saiba qual a melhor fórmula para o seu tipo de fio

  • Saiba qual o shampoo ideal para lavar os fios cacheados e crespos! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Saiba qual o shampoo ideal para lavar os fios cacheados e crespos! (Foto: Shutterstock)

Além de todos os cuidados necessários para manter os cachos bonitos e saudáveis, a lavagem é um dos passos que determinam a rotina capilar e nem todas reconhecem a sua importância. Na hora de escolher o shampoo, é essencial saber distinguir os componentes e saber quais os mais adequados para definir cada tipo de cacho, dar volume extra ou garantir hidratação. Descubra qual ingrediente adotar para os seus cabelos!

Fórmulas umectantes são as mais indicadas para lavar os cabelos cacheados e crespos

Cabelos cacheados e crespos, dos tipos 3 e 4 A, B e C, têm tendência a serem mais secos que a maioria, já que ao contrário dos lisos, os óleos demoram mais para deslizar por toda a superfície do fio, devido às suas curvas. Assim, para que o cabelo não perca hidratação e se mantenha sempre saudável, é importante não usar um shampoo muito adstringente, mas que ainda assim cumpra a função higienizante, eliminando a oleosidade da raiz. Por isso, o ideal é apostar nas fórmulas umectantes, que hidratam em profundidade por até 24 horas, deixando os cachos perfeitamente modelados. 

Colágeno é ingrediente chave para modelar e definir os cachos

Na hora da compra, vale procurar por um shampoo com colágeno na sua composição. Bem como para a pele, o ativo é chave para uniformizar a cutícula do cabelo, que por conter várias fissuras pode ficar com pouca definição e ganhar mais volume. Pra quem busca este tipo de efeito nos cabelos, o colágeno é proteína essencial, pois as mechas ficam com aparência mais hidratada e, consequentemente, mais definidas e resistentes.

Uma vez por mês, aposte na limpeza profunda com um pré-shampoo

Hidratação, nutrição, finalização ... Para conquistar cachos definidos e volumosos, as donas de cabelos crespos e cacheados incluem vários produtos na rotina capilar, o que pode levar ao acúmulo de resíduos. Esta concentração de componentes químicos é a responsável por atrapalhar a absorção de nutrientes do shampoo, condicionador, máscara e creme de pentear. Por isso, é muito importante fazer uma limpeza profunda de uma a duas vezes por mês. Invista no pré-shampoo, ou mesmo no shampoo específico para raízes oleosas e pontas secas, que limpam em profundidade sem ressecar as mechas. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação