Beleza Extraordinária

Shampoo para cabelo oleoso: saiba o que procurar no produto para não pesar os fios

  • Confira ingredientes para procurar nos shampoos para cabelos oleosos (Foto: Instagram @mariaamarti_)
Tela cheia
Previous Next
Confira ingredientes para procurar nos shampoos para cabelos oleosos (Foto: Instagram @mariaamarti_)

Quem lida com os cabelos oleosos sabe como é importante encontrar o shampoo certo para garantir que a lavagem deixe o visual leve, soltinho e sem aquele excesso de óleo indesejado. Mas será que você realmente sabe escolher o melhor produto para o seu cabelo oleoso?

Além de observar a indicação do rótulo e algumas características do produto - se ele é transparente ou leitoso, por exemplo -, é fundamental ficar ligada na lista de ingredientes. Os ativos certos podem ajudar a garantir que os fios fiquem soltinhos por mais tempo! Quer saber quais são eles? Confira na matéria!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Conheça os ingredientes indicados para cabelos oleosos

- Gengibre: o gengibre é um ingrediente muito comum nos shampoos para cabelos oleosos. Ele ajuda a controlar a produção de óleo no couro cabeludo e deixa o cabelo bem soltinho.

- Chá verde: o extrato de chá verde também é muito popular entre as donas de madeixas oleosas e, além de diminuir a oleosidade, tem propriedade purificantes para os fios e raízes.

- Mentol: além de ajudar a controlar o excesso de óleo no couro cabeludo, o ativo é ideal para as pessoas que sofrem com a caspa, reduzindo o problema e deixando os fios mais leves.

- Essência verde: é conhecido como um ativo que ajuda a eliminar a oleosidade excessiva, fazendo um detox nos fios e no couro cabeludo, criando uma sensação refrescante e um toque mais limpo.

- Essência de alga azul: esse ingrediente hidrata os cabelos oleosos na medida certa, deixando os fios bem soltinhos e evitando o indesejado efeito rebote.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Dê preferência aos shampoos transparentes

Sempre que possível, opte pelos shampoos mais cristalinos. Eles, em geral, contém menos ativos gordurosos que as opções mais leitosas, o que ajuda a manter o couro cabeludo e os fios bem soltinhos e livres do excesso de oleosidade por bastante tempo. Experimente usar os shampoos leitosos quando você estiver buscando mais hidratação.

Além disso, não esqueça que mesmo que o seu cabelo seja super oleoso, o condicionador é uma peça fundamental para manter as madeixas bonitas e saudáveis. Para evitar que os fios fiquem pesados, encontre um condicionador voltado para cabelos oleosos e use apenas nas pontas, enxaguando bem.

Dicas para diminuir a oleosidade do cabelo

Além de usar um shampoo indicado para o seu tipo de cabelo, você também pode adotar outras atitudes para evitar o excesso de óleo nas madeixas. Lavar o cabelo com água fria ou morna é uma boa ideia, já que a água quente pode retirar todo o óleo natural do couro cabeludo - o que estimula ainda mais a produção.

O costume de mexer muito no cabelo ou penteá-lo várias vezes ao longo do dia também pode deixá-lo mais oleoso. Por isso, o ideal é manter as mãos longe dos fios. Se achar difícil, fazer um penteado pode ser uma boa dica para evitar o toque constante nas madeixas e amenizar a aparência oleosa.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais