Beleza Extraordinária

Shampoo e condicionador: 8 mitos e verdades sobre os produtos para os cabelos

  • Descubra mitos e verdades sobre o shampoo e o condicionador (Foto: Instagram @christinanadin)
Tela cheia
Previous Next
Descubra mitos e verdades sobre o shampoo e o condicionador (Foto: Instagram @christinanadin)

Você já ouviu falar que usar shampoo diariamente faz mal para o cabelo? Ou que as donas de madeixas oleosas não podem usar condicionador? Será que é importante usar shampoo e condicionador da mesma linha? Existem muitas perguntas sobre esses produtos e é normal ter algumas dúvidas. 

Para acabar com as dúvidas sobre como usar ou quais são os benefícios do shampoo e do condicionador, o Beleza Extraordinária respondeu algumas das perguntas mais comuns sobre esse assunto.

1- Usar shampoo todos os dias faz mal para o cabelo?

Depende. Se você pratica exercícios físicos e o couro cabeludo fica suado, sente o acúmulo de poluição nos fios ou tem as madeixas muito oleosas, pode lavar o cabelo diariamente sem medo. Mas, para as mulheres que tem os cabelos naturalmente secos, o ideal é alternar as lavagens, já que usar shampoo todo dia pode deixar os fios mais ressecados.

2- Quem tem cabelo oleoso deve preferir shampoo transparente?

Verdade. Muitas pessoas têm essa dúvida, mas as características de cada shampoo podem ser percebidas pela aparência dele. Os shampoos transparentes são mais limpantes - e, por isso, indicados para os cabelos oleosos -, enquanto os perolados são mais hidratantes. Por isso, vale a pena ficar de olho na cor do shampoo na hora de comprar.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Syanafromparis (@syanalaniyan) em

3- O condicionador não deve ser passado na raiz

Verdade. Independentemente do seu tipo de cabelo, é recomendado evitar o couro cabeludo na hora de passar o condicionador. Ele ajuda a hidratar as pontinhas dos fios, mas quando passado na raiz do cabelo pode se acumular e deixar resíduos, causando a caspa. 

4- O shampoo deve ser passado em todo o comprimento dos fios

Mito. Na verdade, o foco do shampoo deve ser o couro cabeludo. Para limpar o cabelo, o indicado é passar o shampoo apenas nessa região e massagear suavemente com a ponta dos dedos. O shampoo que escorre pelo cabelo já é o suficiente para limpar os fios.

5- As donas de madeixas oleosas não devem usar condicionador

Mito. Algumas pessoas acreditam que o condicionador deixa o cabelo mais oleoso, mas isso não é verdade. Ele ajuda a manter a hidratação dos fios e, desde que não seja passado na raiz, não vai deixar as madeixas oleosas.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por madeline ford (@madelineaford) em

6- Existe shampoo e condicionador mais indicado para cada tipo de cabelo?

Verdade. Os produtos existentes são muito variados e podem ter funções diferentes. Você pode escolher uma linha hidratante, detox ou de limpeza profunda, por exemplo. Cada tipo de cabelo vai se beneficiar com um tipo de shampoo e condicionador e é importante levar isso em consideração na hora da compra.

7- O cabelo pode acostumar com um shampoo?

Verdade. Depois de algum tempo usando o mesmo shampoo, você pode sentir o cabelo opaco ou pesado. Isso acontece porque os componentes do produto perdem o efeito depois de alguns meses, quando a carência dele no seu cabelo for suprida. Ou seja, se você usa um shampoo com queratina no cabelo enfraquecido, quando a necessidade de queratina for suprida você pode sentir o produto perder o efeito. 

8- É recomendado usar shampoo e condicionador da mesma linha?

Verdade. Usar o shampoo e condicionador da mesma linha é importante para que eles tenham o resultado desejado. Como eles são feitos para se completarem, usar uma mesma linha para os dois produtos faz com que o efeito deles seja potencializado.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais