Beleza Extraordinária

Shampoo e condicionador: 5 dicas para escolher os melhores para o seu tipo de cabelo

  • Escolher o shampoo e condicionador mais adequado para o seu tipo de cabelo é cuidado essencial para a saúde dos fios; saiba quais ativos procurar nesses produtos. (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Dos cabelos lisos aos crespos, todos têm características específicas que pedem uma linha de shampoo e condicionador diferente. (Foto: Instagram @amandafranzeen)
  • Confira as dicas para escolher o melhor shampoo e condicionador para cabelos cacheados, coloridos e fios quimicamente tratados. (Foto: Instagram @janibellrosanne)
Tela cheia
Previous Next
Escolher o shampoo e condicionador mais adequado para o seu tipo de cabelo é cuidado essencial para a saúde dos fios; saiba quais ativos procurar nesses produtos. (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Escolher o shampoo e condicionador mais adequado para o seu tipo de cabelo é cuidado essencial para a saúde dos fios; saiba quais ativos procurar nesses produtos. (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Dos cabelos lisos aos crespos, todos têm características específicas que pedem uma linha de shampoo e condicionador diferente. (Foto: Instagram @amandafranzeen)
  • Confira as dicas para escolher o melhor shampoo e condicionador para cabelos cacheados, coloridos e fios quimicamente tratados. (Foto: Instagram @janibellrosanne)

A dupla shampoo e condicionador tem papel fundamental na saúde dos cabelos. Os princípios ativos presentes em cada um desses produtos fazem toda a diferença na aparência dos fios, por isso, escolher os mais adequados para o seu tipo de cabelo é tão importante quanto escolher uma máscara de tratamento. Se você sente que tem cuidado dos cabelos, mas não vê melhora em problemas como frizz, ressecamento e opacidade, pode ser que você esteja pecando na hora da lavagem. Mas então como selecionar os produtos certos? Para te ajudar nessa missão, o Beleza Extraordinária listou cinco dicas de como escolher o melhor shampoo e condicionador para o seu tipo de cabelo. Confira:

Dica 1) Shampoo e condicionador para cabelos lisos deve ter foco no alinhamento e combate ao frizz

Os cabelos lisos são fios que, geralmente, não carecem de muitos nutrientes porque recebem a hidratação natural produzida pelo couro cabeludo. Mas é comum que esse tipo de cabelo sofra com o frizz e a falta de alinhamento. Por esse motivo, a linha de shampoo e condicionador para cabelos lisos deve conter ingredientes que limpem e hidratem o cabelo para controlar o frizz e combater aquelas ondinhas indesejadas que deixam os fios desalinhados.

A manteiga de cacau e a queratina vegetal são exemplos de ingredientes que você deve procurar quando for comprar esses produtos para cabelos lisos. A manteiga de cacau é rica em vitaminas e antioxidantes que hidratam e protegem os fios, enquanto a queratina vegetal atua recuperando a força, o brilho das madeixas e alinhando as cutículas capilares, o que prolonga o efeito liso.

Sugestão de produto: shampoo alinhador e condicionador desmaia fios Elseve Liso dos Sonhos.

Dica 2) Quem tem cabelos ondulados e mistos deve optar por produtos que controlem o desequilíbrio dos fios

Uma característica comum em cabelos ondulados é o desequilíbrio entre a condição da raiz, que costuma ser mais oleosa, e a das pontas, que são secas. Conhecidos como cabelos mistos, esses fios geralmente precisam ser lavados dia sim, dia não e o processo de higienização deve ser feito com produtos que controlem a produção de óleo na raiz ao mesmo tempo que hidratam as pontas. Os shampoos e condicionadores detox são os mais indicados para esse tipo de cabelo porque proporcionam uma limpeza mais profunda e refrescante no couro cabeludo.

Mas para não ressecar as pontas, a dica é optar por linhas que contenham ao menos um ativo hidratante na composição. A mistura de essências vegetais purificantes e hidratantes, como a essência verde e a essência azul, por exemplo, forma uma combinação equilibrada que vai amenizar o excesso de óleo na raiz e promover mais saúde e fluidez às pontas.

Sugestão de produto: shampoo e condicionador Elseve Hydra Detox 48H Reequilibrante.

Dica 3) Shampoo e condicionador para cabelos cacheados e crespos precisa ser rico em óleos para compensar a falta de nutrientes

Extremo opostos dos cabelos lisos, os cabelos cacheados e crespos são fios que sofrem com a carência de nutrientes no comprimento e pontas, que não recebem a hidratação natural produzida no couro cabeludo. Isso faz com que esses fios sejam secos e tenham características como a opacidade, frizz, tendência ao ressecamento e quebra. Por isso, hidratar e nutrir esses fios regularmente é tão importante para mantê-los saudáveis.

Tendo isso em mente, o cuidado com os cabelos cacheados e crespos na hora da lavagem também é fundamental, uma vez que utilizar produtos inadequados pode deixar os fios ainda mais secos. Por isso, é essencial investir em uma linha de shampoo e condicionador específica para cabelos cacheados que, preferencialmente, tenha ingredientes altamente hidratantes e umectantes na composição, como o óleo de coco e outros óleos vegetais. Os óleos são conhecidos pelo poder de deixar os cachos mais brilhosos e macios, além de controlar o frizz, o que traz mais definição aos fios.

Sugestão de produto: shampoo e condicionador Elseve Óleo Extraordinário Cachos.

Dica 4) Os cabelos coloridos devem ser higienizados com uma linha de produtos específicos para fios com coloração

Os cabelos coloridos ou com mechas são fios mais sensíveis que os demais, especialmente os que passaram pelo processo de descoloração, que é mais intenso e remove os pigmentos naturais dos fios. Por esse motivo, esses cabelos ficam mais suscetíveis às agressões dos raios UV e poluição, o que pode deixá-los ressecados e desbotar a cor. As próprias lavagens com shampoos e condicionadores comuns podem contribuir para isso. 

Para proteger os fios  do ressecamento e prolongar a cor por mais tempo é imprescindível optar por um tratamento específico para cabelos coloridos. A nutrição e a proteção contra os raios ultravioleta é uma das principais tecnologias que uma linha de shampoo e condicionador para esse tipo de cabelo deve oferecer.

Sugestão de produto: shampoo e condicionador Elseve Colorvive com Nutri-Filtro UV.

Dica 5) Shampoo e condicionador para cabelos com química deve ter ativos restauradores de danos

Quem tem cabelos quimicamente tratados sabe que, a longo prazo, o acúmulo de químicas pode causar danos profundos nas madeixas. Isso acontece porque químicas de transformação, como os relaxamentos e alisamentos, penetram a fibra capilar e mudam a sua estrutura. Durante esse processo, nutrientes essenciais para a saúde do cabelo, como a água e as proteínas, são removidos dos fios, deixando-os frágeis e propensos à quebra.

Nesse caso, além de fazer tratamentos com máscaras de hidratação e reconstrução regularmente, o shampoo e condicionador também devem entrar na rotina como aliados na recuperação dos fios. A pró-queratina é uma proteína muito indicada para quem tem cabelos danificados pelo seu poder de reestruturação da fibra capilar, combatendo danos como a porosidade, a quebra e o frizz. Outro nutriente que auxilia na recuperação da saúde dos cabelos com química é a bioceramida, que age na camada protetora dos fios, recuperando o brilho e a maciez.

Sugestão de produto: shampoo e condicionador Elseve Reparação Total 5 Pós Química.

Como aplicar shampoo e condicionador: dicas para lavar os cabelos corretamente

Você sabe como lavar os cabelos? Essa tarefa parece simples e intuitiva, mas a verdade é que se cometem muitos erros durante essa etapa e vários danos capilares já são causados devido a higienização incorreta.

Depois de escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo, o primeiro passo é cuidar da temperatura da água. O correto é lavar os cabelos com água fria ou morna sempre, nunca com água quente. Isso porque a água quente abre excessivamente as cutículas dos cabelos, o que pode provocar ressecamento e frizz.

Outra dica é não exagerar na quantidade de shampoo, que também pode ressecar os fios se aplicado em excesso, e concentrar a limpeza no couro cabeludo, esfregando a região com a ponta dos dedos. Cuide para esfregar delicadamente, sem emaranhar os fios, para evitar a quebra na hora de pentear. O condicionador também não deve ser usado em excesso e o melhor é que se aplique apenas no comprimento e pontas, evitando a raiz. Sempre enxágue abundantemente para não deixar resíduos nos fios: o condicionador não foi feito para ficar no cabelo.

Por fim, na hora de secar, não esfregue o cabelo na toalha: a fricção entre a fibra e os fios de cabelo causa frizz e pode até provocar quebra. Se possível, use toalhas microfibra, que são mais delicadas e causam menos atrito com os fios.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação