Beleza Extraordinária

Shampoo anticaspa resseca os cabelos? Descubra!

  • Entenda se o shampoo anticaspa deixa os fios ressecados e descubra o que pode fazer para o evitar (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Entenda se o shampoo anticaspa deixa os fios ressecados e descubra o que pode fazer para o evitar (Foto: Pixelformula)

A caspa é um dos problemas capilares que mais compromete a beleza dos cabelos, independente dos inúmeros cuidados para os deixar impecáveis. No combate à descamação do couro cabeludo, o shampoo anticaspa é o melhor aliado, no entanto, ainda existe a ideia de que embora seja eficaz, ele resseca as mechas. Confira a verdade por detrás do mito e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Shampoo anticaspa remove a oleosidade do couro cabeludo e dos fios

O fungo da caspa se alimenta de óleo e para combatê-lo de modo eficaz, os shampoos anticaspa precisam ser extremamente adstringentes, de modo a eliminar por completo a oleosidade no couro cabeludo. Assim, muitas fórmulas acabam, sim, por deixar os fios ressecados, já que além de remover a oleosidade na pele e raízes, elas também a retiram dos fios, onde é necessária para o aspecto alinhado da cutícula.

No entanto, hoje em dia existem shampoos anticaspa com formulações mais leves a nível de adstringência, que embora sejam supereficazes e garantam a sensação de frescor intenso no couro cabeludo, têm a capacidade de hidratar a fibra do cabelo em profundidade. Por isso, na hora de investir no seu shampoo anticaspa, procure por ingredientes hidratantes, como a essência de alga azul, na sua composição.

Condicionador da mesma linha que o shampoo é essencial para repor a hidratação dos cabelos

Para combater a caspa de modo eficaz, sem comprometer a beleza e saúde das mechas, o ideal é lavar os cabelos em dias alternados, para que os ativos anticaspa possam agir durante algum tempo, sem abrir mão do condicionador. O produto é essencial para fechar a cutícula dos fios, exposta pelo shampoo, hidratando-os em profundidade. Mas atenção: é fundamental usar um condicionador da mesma linha que o shampoo, já que as fórmulas comuns têm agentes higienizantes que podem remover as propriedades anticaspa do anterior. 

Uma vez por semana, vale fazer uma lavagem com um pré-shampoo e aplicar uma máscara de tratamento no comprimento dos fios, com preferência para as fórmulas "detox", que não pesam os cabelos nem contribuem para a formação de oleosidade no couro cabeludo. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais