Beleza Extraordinária

Seu cabelo não te obedece? Saiba quais podem ser as causas da rebeldia dos fios

  • Falta de hidratação e corte inadequado podem deixar os fios mais rebeldes; veja como reverter o problema
Tela cheia
Previous Next
Falta de hidratação e corte inadequado podem deixar os fios mais rebeldes; veja como reverter o problema

Entre uma das principais reclamações capilares das mulheres, os cabelos que não obedecem podem dar um trabalho extra e ocupar um tempo precioso da rotina de beleza. Mas além dos famosos bad hair days, os fios rebeldes podem ter muitas outras causas, como ação de produtos químicos ou uso contínuo de ferramentas de calor, como chapinha e secador. Saiba identificar por que o seu cabelo não obedece e confira dicas para reverter o problema. 

Falta de hidratação é principal problema de fios rebeldes

A principal causa dos cabelos rebeldes e que não obedecem é a falta de hidratação dos fios. Alguns agentes externos, como poluição, radiação solar e excesso de vento são alguns dos problemas enfrentados pelos fios mais sensíveis, que tendem a perder a nutrição natural mais facilmente. Porém, exagerar no uso de ferramentas de calor, como chapinha e secador, sem a proteção adequada ou investir em muitos processos químicos, como colorações, alisamentos e relaxamentos também pode ser prejudicial para a saúde dos fios.

O que acontece é que com as ações desses agentes externos, as cutículas tendem a fica abertas, deixando escapar todos os nutrientes necessários da fibra capilar. A falta das substâncias, por sua vez, deixam os cabelos mais ressecados e consequentemente mais rebeldes. Por isso, para reverter o problema, o ideal é intensificar a rotina de hidratação das madeixas, seja em casa ou no salão, para devolver aos fios todos os nutrientes necessários para que ele permaneça saudável e mais controlado. 

Corte errado também pode deixar fios mais rebeldes

Errar no corte de cabelo também pode ser crucial para os fios mais rebeldes, já que pode acentuar ainda mais os probleminhas das madeixas. Donas de fios muito volumosos e que desejam diminuir o efeito armado, por exemplo, devem fugir dos cortes repicados, que vão garantir fios ainda mais encorpados. A dica é apostar nos estilos desfiados para garantir madeixas mais controladas. Já aquelas que desejam adicionar mais movimento aos fios lisos podem investir nos cortes em camadas para garantir o efeito mais volumoso aos cabelos. 

Finalização é indispensável para cabelos desobedientes

Deixar a finalização dos cabelos de lado também pode ser a causa dos fios mais desobedientes. Tanto os fios lisos, como os cacheados e crespos conquistam um visual mais alinhado e maleável com a ajuda de produtos como creme de pentear, mousse e óleos, que vão contribuir na hora de modelar as madeixas da forma desejada. Alguns desses finalizadores ainda podem ser grandes aliados no decorrer do dia, já que podem ser reaplicados durante aqueles momentos em que os fios estão mais rebeldes. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação